DERECHO MODERNO Y DERECHOS HUMANOS: UNA LECTURA DESDE LA CRÍTICA JURÍDICA
Resumo
El presente ensayo realiza algunas aproximaciones hacia categorías necesarias para el análisis del derecho moderno y de los derechos humanos. Por tal motivo vislumbraremos a este como un discurso específico de reproducción de poder, siendo que su especificidad está dada por el lugar que ocupa dentro del entramado de relaciones de poder que constituyen a la sociedad moderna. A su vez el contenido específico, puede entenderse a partir del análisis de las relaciones sociales que le dan sentido o dicho en otros términos, ver al derecho como efecto de las relaciones sociales, más así también como su causa. En este sentido la escuela de la Critica Jurídica nos brindará un apoyo fundamental a tales efectos, siendo que se inscribe en el campo de la sociología jurídica, tomando como base una teoría social de fondo como la marxista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.