DESCOLONIZANDO OS DIREITOS HUMANOS: ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS À LUZ DO PENSAMENTO DE ANÍBAL QUIJANO
Abstract
Aborda a questão da descolonização dos direitos humanos, explorando abordagens contemporâneas à luz das ideias do pensador decolonial Aníbal Quijano. Objetiva analisar como as perspectivas decoloniais de Quijano podem enriquecer a compreensão e a aplicação dos direitos humanos no contexto global atual. Buscamos identificar como as estruturas de poder, dominação e resistência, delineadas por Quijano, são relevantes para a reavaliação dos direitos humanos em uma perspectiva mais inclusiva e justa. A pesquisa baseia-se na análise crítica das obras de Quijano, especialmente "Colonialidade do Poder e Classificação Social" e "Raza, etnia y nación en Mariátegui ". Numa abordagem qualitativa, examinamos as principais ideias do autor relacionadas à colonialidade, racismo estrutural e a intersecção entre poder e hierarquias sociais. Essa análise revelou insights significativos sobre a persistência da colonialidade nas estruturas sociais contemporâneas e seu impacto na concepção dos direitos humanos. Identificamos a importância de reconhecer e valorizar os conhecimentos locais e as vozes historicamente marginalizadas na formulação e implementação dos direitos humanos. Além disso, a interseção entre racismo e capitalismo, como delineada por Quijano, destaca a necessidade de abordagens interdisciplinares e interseccionais na promoção da justiça social e da igualdade. Os resultados da pesquisa indicam que reconhecer a persistência da colonialidade e compreender suas implicações é fundamental para uma concepção mais abrangente e equitativa dos direitos humanos. A análise crítica das estruturas de poder e a consideração das vozes subalternas podem contribuir para a construção de um quadro de direitos humanos mais inclusivo e sensível às complexidades das dinâmicas globais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

