APORTES DESDE LA TEORÍA CRÍTICA JURÍDICA PARA LA TRANSFORMACIÓN DEL DERECHO LABORAL CHILENO
Resumen
Este trabajo aborda desde una perspectiva general al derecho laboral chileno. Se propone dilucidar el proceso histórico que lo conforma y los principios que lo estructuran. Desde el marco conceptual que nos entrega la teoría crítica jurídica se analizan las falencias que el derecho laboral actual tiene, en especial su carácter estatalista e intervencionista de la autonomía colectiva de la clase trabajadora. Desde el pluralismo jurídico se plantea un paradigma que busca establecer una nueva relación entre el derecho laboral y la emancipación social, abriéndose a nuevas fuentes normativas que den voz a la clase trabajadora como grupo social históricamente silenciado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.