Iniciação à docência: experiências formativas do professor pesquisador no PIBID Pedagogia/UNESC
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v1i1.3196Resumen
Tendo como tema o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e os professores pesquisadores, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do Programa na formação do professor pesquisador no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o qual foi definido a partir do seguinte problema de pesquisa: o PIBID/Pedagogia-UNESC contribui para a formação do professor pesquisador? Fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, o estudo utilizou um questionário com perguntas abertas como técnica de coleta de dados. O referencial teórico investiga a presença do professor pesquisador nos documentos do PIBID e caracteriza o professor pesquisador. Participaram da pesquisa seis alunas do curso de Pedagogia, integrantes do PIBID entre um ano e mais de dois anos. Os resultados do questionário demonstram que as participantes reconhecem o valor da pesquisa para sua formação pessoal e profissional e, pelo incentivo do PIBID à pesquisa, já produziram e divulgaram artigos em diversos eventos científicos. Dessa forma, a presente pesquisa justifica-se por acrescentar um olhar sobre a importância de projetos voltados à pesquisa na formação docente.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Pedagogia. Pesquisa. Formação docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.



