CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: O PAÍS DA CIENCIMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v5i3.6890Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar a peça teatral “AAA” como um produto educacional interdisciplinar fruto da disciplina Ensino de Ciências e Matemática na Infância. As atividades didático-pedagógicas foram desenvolvidas nessa disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de uma universidade do Rio Grande do Sul. As ações perpassaram etapas que partiram da leitura da obra de Monteiro Lobato (Aritmética da Emília) e na criação do roteiro teatral, envolvendo a Matemática e as Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Paralelamente, as acadêmicas, sob a orientação dos dois docentes da disciplina, estudaram e sistematizaram os conhecimentos que vinham sendo construídos. Na sequência, ocorreu a montagem da peça teatral, propriamente dita, sua apresentação em evento promovido pelo curso, bem como os registros da mesma no formato de um vídeo. Constatou-se ser possível congregar saberes e fazeres das áreas que compõem o currículo escolar por meio dos conteúdos e vivências, a exemplo daqueles desenvolvidos na referida disciplina, a qual deu enfoque aos objetos de conhecimento de Matemática e Ciências pelas luzes do teatro.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.



