ALIANÇA ENTRE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO

O COMBATE A MARGINALIZAÇÃO DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DA INCLUSÃO DIGITAL

Autores

  • Breno Cardoso Bezerra de Menezes Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Maria Joana Martins
  • Ana Claudia Garcia Barbosa
  • Merisandra Côrtes de Mattos Garcia https://orcid.org/0000-0002-7028-8025

DOI:

https://doi.org/10.18616/re.v8i1.7931

Resumo

Os direitos humanos são fundamentais para que os seres humanos coexistam em harmonia, tendo seus direitos e garantias protegidos. O direito à educação é um pilar importante para a manutenção dos direitos humanos e, por se tratar de direito fundamental, é importante que este esteja disponível a todos, respeitando a acessibilidade dos diferentes grupos de pessoas e utilizando-se de variadas metodologias para o ensino. A educação voltada para a terceira idade é uma iniciativa importante no exercício da cidadania, tendo em vista tratar-se de grupo marginalizado em nossa sociedade. Saber manusear tecnologias básicas é indispensável para, de fato, estar conectado com a comunidade atual, sendo que a falta deste pode marginalizar, ainda mais, grupos como o de pessoas da terceira idade, que não tem tanto contato com estas tecnologias como as gerações mais novas. Tendo isso em mente, o ensino voltado a pessoas da terceira idade acerca de como manusear e utilizar tecnologias têm um papel fundamental na manutenção dos direitos humanos, proporcionando a este grupo ferramentas para se conectar com a família e os amigos, como é observado durante o projeto Informática para Melhor Idade, que proporciona este conhecimento para idosos, facilitando sua inclusão digital.

Biografia do Autor

Breno Cardoso Bezerra de Menezes, Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Bacharel em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, informática, cidadania, extensão universitária e direitos humanos. Acadêmico do curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Participa do Projeto de Extensão Universitária “Informática para Melhor Idade”.

Maria Joana Martins

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (Uniplac, UNC, Unesc e Univille). MBA em Gestão de Negócios com Foco em Competências Comportamentais pelo Business Bahavior Institute, Estados Unidos. Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Ana Claudia Garcia Barbosa

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma - SC, onde atua como coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Ministra disciplinas nos cursos de Ciência da Computação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Engenharia de Software I e II, Lógica Computacional, Engenharia de Software e Métodos Ágeis). Participa de grupos de Pesquisa e Projetos de Extensão Universitária.

Merisandra Côrtes de Mattos Garcia

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (Santa Maria/RS). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (Uniplac, UNC, Unesc, Univille). Docente da Pós-graduação lato sensu em Marketing, Branding e Experiência Digital e em Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital da Unesc Digital. Docente do curso de Ciência da Computação e do ensino à distância em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Líder do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada. Participa de atividades de extensão coordenando o projeto Informática para a Melhor Idade.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Edição

Seção

Relato de Experiência