A TESSITURA EXTENSIONISTA POR MEIO DE TEATRO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E NA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v10i1.10000Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de extensão universitária realizada pelo projeto “Diálogos sobre a Ecotox!”, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória, que visou à promoção da sensibilização ambiental junto a crianças da educação infantil, por meio de teatro. A escolha dessa linguagem artística fundamentou-se por ser uma abordagem pedagógica que valoriza a ludicidade como estratégia para o ensino de conteúdos científicos nessa faixa etária, favorecendo a compreensão e engajamento infantil. O teatro “Guardiões da Floresta” abordou, de forma interativa, temas como o desmatamento, interações ecológicas e responsabilidade socioambiental. Metodologicamente, a ação envolveu a apresentação teatral realizada por acadêmicos extensionistas, com uso de fantasias, narração participativa e atividades complementares, como dinâmicas com fitas de cetim e o plantio de sementes, promovendo um ambiente de aprendizagem vivencial. Participaram da atividade 112 estudantes, divididos em dois grupos de idades variadas. A participação ativa das crianças, o reconhecimento de personagens e o envolvimento emocional nas cenas demonstraram que a linguagem teatral foi compreendida. Essa interação potencializou o interesse e a compreensão das crianças sobre a importância da preservação ambiental, estimulando a formação cidadã e a responsabilidade socioambiental. Além disso, os acadêmicos extensionistas desenvolveram habilidades essenciais à formação profissional, como comunicação, mediação de saberes e trabalho em equipe, vivenciando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Conclui-se que o uso do teatro como ferramenta pedagógica pode fortalecer o papel social da universidade, promovendo a democratização do conhecimento científico e impulsionando as transformações ambientais e sociais por meio de práticas educativas inovadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.