FORMAÇÃO EM SAÚDE COM A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v4i1.4584Resumo
O Programa de Vivências e Experiências na Realidade do SUS (VIVER SUS), traz edições anuais em cidades da região carbonífera, e foi construído no ano de 2013 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Este trabalho trata de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar as atividades realizadas em campo por intermédio do projeto VIVER SUS, através da imersão acadêmica no município de Urussanga, Santa Catarina, durante o período do dia vinte e três até o dia vinte e cinco do mês de julho de dois mil e dezoito. Os resultados demostraram um processo de imersão prática e teórica dentro do sistema de saúde do município, assim como levantamento de potencialidades e fragilidades na sua infraestrutura organizacional de saúde. Sendo assim, a imersão contribuiu para uma significativa aquisição de conhecimento diante das práticas de uma equipe multiprofissional inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), extremamente importante para o aprendizado dos estudantes e futuros profissionais da saúde, culminando, após vivências e experiências, na reflexão, sabedoria, compreensão e comportamento diante das condições que são enfrentadas no sistema. Além disso, compreendeu-se a importância da associação entre a teoria e a prática do dia-a-dia para atender a comunidade e a necessidade de proporcionar uma visão integral e humanizada no âmbito da saúde pública e coletiva.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
