IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DO AMBIENTE EM CABO VERDE: O CASO DO PARQUE NATURAL DE SERRA DA MALAGUETA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.6258Resumo
Com o presente artigo procura-se demonstrar como é que a aplicação da política do ambiente à gestão de áreas protegidas pode aumentar a sua eficácia de gestão. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, consulta ao plano de gestão do Parque Natural de Serra da Malagueta, aos relatórios das atividades realizadas nessa área protegida, bem como à legislação nacional aplicável. A direção e a equipa técnica do Parque e as comunidades locais foram igualmente consultadas, tendo em vista a avaliação da perceção que têm sobre a eficácia de gestão dessa importante área protegida. Em termos de resultados alcançados, constata-se que a eficácia de gestão em 2007 foi Pouco Satisfatória, enquanto a avaliação de 2016 foi Medianamente Satisfatória. Esta diferença justifica-se, pois: (i) em 2007, embora tivesse havido alguma atividade de gestão, o Parque encontrava-se em processo de elaboração do plano de gestão, processo esse que culminou com a aprovação do plano em 2008 e o início da sua implementação no mesmo ano; (ii) a política de gestão proativa que o Parque conheceu com a implementação do plano de gestão a partir de 2008, facilitada pela co-governança, de natureza colaborativa, adotada. Este trabalho permitiu perceber como é que o processo participativo utilizado na territorialização de políticas públicas de gestão ambiental pode contribuir para a sustentabilidade de espaços naturais protegidos.
Palavras-chave: Recursos naturais, política ambiental, ambiente, gestão ambiental, gestão de áreas protegidas
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.