O papel das redes sociais para o desenvolvimento local: um estudo na Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3405Resumo
Ao longo dos anos ocorreram significativas transformações no meio rural brasileiro. Tendo em vista que o ser humano escolhe, em seu próprio espaço e de ser ou fazer o que ele deseja, é uma forma sensata de analisar assim seu desenvolvimento, uma vez que cada um tem sua trajetória, com suas crenças, as quais devem ser respeitadas e, culturas adaptadas ao meio ambiente em que vivem. O trabalho que ora apresentamos é constituído por pesquisa bibliográfica e de campo com o intuito de melhor conhecer e analisar a formação e o trabalho desenvolvido através da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar no que tange a questão da sustentabilidade articulada por seus associados, principalmente sobre as agroindústrias familiares presentes neste cenário. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados o método qualitativo, com técnicas de entrevista semiestruturada e observação assistemática para a coleta de informações e análise de conteúdo para o processo analítico. Incorporando esta análise para a compreensão do associativismo rural, pode-se inferir que na organização de uma associação, mesmo que os produtores familiares objetivamente vislumbrem a produção econômica, subjetivamente eles podem alcançar a reprodução social do grupo e, consequentemente da dinamização da unidade familiar que cada sujeito pertence.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.