Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Inclusão do ORCID de todos/as autores/as

Diretrizes para Autores

SEÇÕES

 Artigos: Esta seção publica artigos inéditos e originais, de relevância à área temática da revista. Os artigos poderão conter imagens, tabelas e/ou gráficos, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os trabalhos enviados para esta seção devem ter entre 15 e 25 páginas. Todos os artigos submetidos passarão pelo processo de avaliação double blind peer review.

Dossiês: Esta seção publica artigos inéditos e originais, de relevância à área temática da revista. Os dossiês são compostos tanto por artigos encomendados pelos membros do Conselho Editorial, quanto por artigos recebidos através de chamada pública para submissão. Os trabalhos enviados para esta seção devem ter entre 15 e 25 páginas. Todos os artigos submetidos passarão pelo processo de avaliação double blind peer review

Resenhas de livro: Serão aceitas submissões de resenhas críticas de livros, acompanhadas de referência bibliográfica completa (mínimo de 3 e máximo de 5 páginas). Serão aceitas resenhas de livros nacionais com até dois anos de publicação e livros internacionais com até quatro anos de publicação. 

Relato de Experiência: destina-se a descrição de experiências desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos que apresentem algum aspecto original relacionado à ensino, pesquisa ou extensão (máximo de 10 páginas). A estrutura deve conter as seções: Resumo; Introdução ou Contextualização; Desenvolvimento (contendo o relato e resultados); Conclusões ou Considerações Finais; Agradecimentos e Fontes de financiamento (opcional); e Referências (se houver). 

Entrevistas: a revista também poderá publicar entrevistas com profissionais e pesquisadores de destaque, a critério do Conselho Editorial (máximo de 10 páginas).

Poderão submeter nas seções artigos,  dossiês, entrevistas, relatos de experiência e resenhas mestres/as, doutorandos/as e doutores/as; mestrandos/as poderão publicar nas seções artigos, dossiês, entrevistas, relatos de experiência em coautoria com o doutores/as, e submeter resenhas individualmente.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As submissões podem ser apresentadas em português, inglês ou espanhol, sendo necessário a apresentação de resumos em inglês em artigos escritos em português e espanhol. A revisão gramatical será de responsabilidade exclusiva dos autores. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial da Revista e às Instruções aos Autores, que seguem as orientações da ABNT.

Os direitos sobre manuscritos publicados serão de propriedade da Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, sendo vedada tanto a reprodução, mesmo que parcial em outros periódicos no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Editoria Científica. 


NORMAS DE FORMATAÇÃO

1. Para submeter um trabalho ao Conselho Editorial da Revista, deverá fazê-lo por intermédio do Sistema Eletrônico de Revistas da UNESC (SEER)

2. Os trabalhos não devem ser identificados: nome do autor, titulação, filiação institucional, ORCID e endereço são inseridos diretamente no sistema.

3. Formato e extensão: os manuscritos originais devem ser redigidos na ortografia oficial, em formato “doc”, ou formato compatível. Os artigos deverão conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas (formato A4, com margens igual a 2 cm); e as resenhas, entre 3 e 5 páginas.  Os textos não devem ser enviados em PDF.

4. Título e subtítulo: deve estar na primeira linha da página, com letras minúsculas, em posição centralizada, em Times New Roman, tamanho 14 e em negrito. Artigos em português e espanhol devem ter título e subtítulo em inglês; artigos em inglês devem ter título e subtítulo em português; artigos em espanhol devem ter título e subtítulo em português e inglês. Os títulos das seções devem ser alinhados à esquerda, tamanho 12, letras minúsculas, negrito.

5. Fonte e espaçamento: utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, com entrelinhas 1,5. As citações no corpo do texto devem estar entre aspas, e as maiores que 3 (três) linhas devem ser destacadas em bloco, sem aspas, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Times New Roman, tamanho 10, com entrelinhas simples.

6. Resumo e palavras-chave: Na página inicial, duas linhas após os títulos, escrito na própria língua do trabalho com no máximo 250 palavras, e contendo entre três e cinco palavras-chave. O resumo deve vir acompanhado de sua versão em inglês, no caso de outros idiomas o resumo em português é obrigatório.  Utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10, com entrelinhas simples.

7. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada em nota de rodapé inicial, identificada por asterisco (*) no título do manuscrito.

8. Notas de rodapé: devem ser numeradas ao longo do texto e utilizadas apenas quando forem efetivamente necessárias.

9. Referências bibliográficas: devem vir ao final e, ao longo do texto, devem ser indicadas pelo sistema (AUTOR, DATA).

a. Para livros e monografias no todo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título em negrito: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, data, número de página(s) citada(s), se for o caso.

b. Capítulos em coletâneas: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenome do organizador (org.). Título em negrito. Local de publicação: Editora, data, números das páginas inicial e final do capítulo, número de página(s) citada(s), se for o caso.

c. Para artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome do autor. Título do artigo. Título em negrito. Local de publicação: Editora, volume, número do fascículo, páginas inicial e final, data, número de página(s) citada(s), se for o caso.

10. Os originais não publicados não serão devolvidos. Os trabalhos deverão, obrigatoriamente, observar todos os itens acima, caso contrário não terão a submissão aceita pelos Editores.

 

Considerações éticas

A pesquisa descrita no manuscrito submetido deve ser apresentada com declaração de responsabilidade de conteúdo, confirmação de originalidade e não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. O termo de transferência de direitos autorais e o termo de divulgação de potencial conflito de interesses deverão ser devidamente autorizados on-line (disponibilizado no link "Declaração de Direito Autoral" no site da revista).

Informamos que desta forma os autores continuarão detendo os direitos de autoria (copyright).

Informamos que os direitos de publicação serão cedidos à RDSD (publishing rights).

 


Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.