Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD) é um periódico semestral originado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Com o foco interdisciplinar a RDSD visa criar um espaço qualificado para o debate entre as diversas áreas do conhecimento, especialmente as Ciências Humanas e as Ciências Sociais Aplicadas. Neste sentido, a revista aceitará textos originais e de temáticas interdisciplinares que abordem as conexões entre o desenvolvimento socioeconômico, resultante dos diálogos estabelecidos com as esferas econômicas, políticas, sociais, ambientais, culturais, tecnológicas, científicas ou de outra natureza. 

Assim, em cada uma de suas edições a Revista visa contribuir na divulgação dos conhecimentos relacionados ao desenvolvimento socioeconômico; e oferecer ao leitor enfoques dos principais temas debatidos na área, por meio de dossiês, artigos e resenhas, produzidos por pesquisadores/as e profissionais interessados/as na área Desenvolvimento Socioeconômico. 

O foco e o escopo da revista buscam impulsionar consolidação do PPGDS no meio científico, em especial no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da área Interdisciplinar. A contribuição da Revista também reside na consolidação do próprio Programa, por meio do intercâmbio de ideias e produções conjuntas. Buscando estabelecer conexões entre o local e o global, aceitamos artigos escritos em português, inglês, e espanhol com a finalidade de divulgar as investigações, interdisciplinares, originadas em diversos espaços, e que possuem o Desenvolvimento Socioeconômico seu tema de pesquisa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos serão recebidos pelo sistema on-line da revista (periodicos.unesc.net). 

Em seguida, serão analisados preliminarmente (escopo e normas) pela equipe editorial, que então optará pela decisão main editor peer review ou encaminhará para relatores/avaliadores Ad hoc convidados, que possuem competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito, avaliando-o no sistema blind peer review.

Os editores enviarão uma mensagem aos avaliadores designados contendo o título e o resumo da submissão, bem como um convite para acessar o sistema da revista para assumir a tarefa e realizar a avaliação. Os avaliadores acessam o sistema para concordar em realizar a avaliação, executar a transferência do documento para seu computador pessoal, enviar seus comentários e definir uma recomendação. 

Os resultados serão expressos em "aprovado", "aprovado após correções sugeridas" ou "reprovado". Em caso de um parecer positivo e outro negativo o(a) Editor(a) decidirá e/ou enviará, caso julgue necessário, o manuscrito a um terceiro avaliador Ad hoc. 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Informamos que não são cobradas Taxas de Submissão de Artigo (ASC).

Informamos que não são cobradas Taxas de Trâmites e de Artigo (APCs).

Especificações Gerais - Fluxo de Submissão e Aprovação

A Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate é publicada em meio eletrônico, sendo os tipos de submissão aceitos: propostas de dossiês, artigo original; artigo de revisão (review); resenhas de livro; relato de experiência e entrevistas (a critério da diretoria executiva).

Conta com edição semestral, com fluxo contínuo de recebimento de manuscritos para avaliação. Temas relevantes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, a critério da Editoria, podem ser publicados como suplementos especiais dentro das áreas da revista.

Os manuscritos submetidos serão recebidos pelo sistema on-line da revista (periodicos.unesc.net). Em seguida, serão analisados preliminarmente (escopo e normas) por Editores Associados e ou pelo(a) Editor(a) Chefe(a), que então encaminhará para relatores/avaliadores Ad hoc convidados, que possuem competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito, avaliando-o no sistema blind peer review

Os resultados serão expressos em "aprovado", "aprovado após correções sugeridas" ou "reprovado". Em caso de um parecer positivo e outro negativo o(a) Editor(a) decidirá e/ou enviará, caso julgue necessário, o manuscrito a um terceiro avaliador Ad hoc. 

Código de Conduta Ética

Por seu compromisso com a ética científica e com a qualidade editorial, a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD) cumpri as boas práticas para publicação e exige comportamentos éticos de todas as partes envolvidas,  não aceitando plágio ou autoplágio, nem qualquer outro comportamento incompatível com as boas práticas em ciência. A revista adota as diretrizes da Committee on Publication Ethics  (COPE) e é signatária da Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA).

Nesse sentido, apresentamos a seguir as diretrizes de ética e conduta para os principais envolvidos nesse processo: autores(as), pareceristas, editores(as).

 

Deveres e responsabilidades gerais dos editores da revista:

1. Zelar para que todo material submetido a revista esteja de acordo com as normas e a política editorial da revista;

2. Comprometer-se a produção e socialização do conhecimento área do Desenvolvimento Socioeconômico;

3. Zelar pela qualidade do material que publica, defendendo a liberdade de expressão e o diálogo crítico;

4. Garantir as condições para que as necessidades do Conselho Editorial, Comitê Científico, leitores e autores sejam atendidas, impedindo que interesses alheios as finalidades da revista comprometam os padrões intelectuais da editoração;

5. Assegurar que o material recebido passe por um processo de avaliação por pares, de forma transparente, eficiente e justa, sem detrimento a raça, gênero, sexualidade e religião, em acordo com a política editorial da revista;

6. Publicar, sempre que se fizer necessário, esclarecimentos, retratações e/ou pedidos de desculpas;

7. Incumbir-se da manutenção da confidencialidade do material recebido; bem como garantir a não quebra da confiabilidade da revista juntos dos autores, avaliadores e outros sujeitos envolvidos;

8. Garantir que os trabalhos enviados ao processo blind peer reviewe sejam avaliados por no mínimo dois pareceristas doutores e com experiência na área de pesquisa do artigo;

9. Informar ao Conselho Editorial caso haja algum conflito de interesse por parte do editor;

 

Deveres dos Revisores:

1. Comprometer-se com a pontualidade da revisão, e informar ao quando não se sentir qualificado para avaliar a pesquisa designada;

2. Preservar a confidencialidade dos manuscritos recebidos e não mostrar ou discutir com terceiros;

3. Avaliar de forma objetiva e expressar de forma clara suas opiniões e argumentos;

4. Informar ao editor caso haja algum conflito de interesse.

 

Deveres e responsabilidades gerais dos autores da revista:

 

1. Garantir que o material submetido esteja em conformidade com as diretrizes, normas e políticas da revista;

2. Assegurar a originalidade do manuscrito, garantindo que não esteja em processo de revisão/avaliação em outro periódico;

3. Atestar autoria por meio de citações e referências feitas a materiais de outros autores;

4. Reconhecer o envolvimento e a participação de todos os responsáveis pelo trabalho submetido;

5. Assegurar, quando for o caso, que a pesquisa passe pelo Comitê de Ética local;

6. Incumbir-se da manutenção da confidencialidade de todos os dos envolvidos na pesquisa.

7. Estar ciente da declaração de direitos autorais adotado pela revista.

8. Informar ao editor caso haja algum conflito de interesse.

9. Entrar em contato  como os editores detecte algum erro ou inequação no seu trabalho.

 

Verificação de originalidade

Todos os manuscritos são submetidos a detecção de plágio e autoplágio, através do Urkund-Ouriginal. Manuscritos identificados como plágio serão rejeitados.

Indexadores/Bases de Dados

Advanced Sciences Index

AURA

Biblioteche dell'USI-Università della Svizzera italiana

Bielefeld Academic Search Engine (BASE)

Catálogo Colectivo-Red de Biblioteca Universitarias Españolas

Citefactor Journal Indexing

Clasificación Integrada de Revistas Científicas (CIRC)

Columbia University Libraries

Consejo Latinoamericano en Ciencias Sociales (CLACSO)

Dimensions

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Directory of Research Journals Indexing (DRJI)

Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Cientificas Brasileiras (DIADORIM)

EBSCO Essentials

EuroPub

European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIHPLUS)

Google Scholar

Matriz de Información para el Análisis de Revistas (MIAR)

Oasisbr-Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica 

Open Access Infrastructure for Research in Europe (OpenAIRE)

Portal de Periódicos CAPES 

Princeton University Library

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)

Red Latinoamericana de Revistas - FLACSO Argentina (LatinREV)

Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (LA Referencia)

ResearchBib

Revistas Científicas Electrónicas IBT-CCG UNAM

Revistas de Acesso Livre (LiVre)

ScienceGate

Scilit - Scientific Literature

Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)

Sumários de Revistas Brasileira (Sumários.org)

Universitätsbibliothek Leipzig

UTEP Library 

WorldCat

ZB MED – Information Centre for Life Sciences (LIVIVO)

Histórico do periódico

Criada em 2015 para diálogo e debates socioeconômicos interdisciplinares, incluindo Desenvolvimento, Políticas Públicas, Gestão Social, Trabalho e Estudos Organizacionais.