Papel do capital social e das instituições no desenvolvimento econômico

Autores

  • Carolina Miranda Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3558

Resumo

Esse trabalho tem por objeto conceitos e teorias concernentes ao desenvolvimento econômico e social e os mecanismos para sua construção. São destacadas algumas categorias consideradas pela literatura como importantes para o desenvolvimento, como instituições, capital social, bem como a confiança, apontada como seu mecanismo de transmissão para políticas econômicas. O objetivo do presente trabalho é uma apresentação de alguns autores responsáveis pelas categorias acima mencionadas. No que tange à temática das instituições destaco a teoria institucionalista de Douglass North. Sobre capital social exponho a perspectiva de Robert Putnam. No que concerne à possibilidade da construção da confiança apresento o esquema analítico sugerido por Richard Locke.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Miranda Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Economia Política e Economia Institucional do Departamento de Direito Social e Econômico da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Possuo graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela UFF. Minhas áreas de interesse e pesquisa compreendem os debates em Filosofia da Ciência e Economia Institucional.

Downloads

Publicado

09-11-2017

Como Citar

CAVALCANTE, Carolina Miranda. Papel do capital social e das instituições no desenvolvimento econômico. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 85–101, 2017. DOI: 10.18616/rdsd.v3i1.3558. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/3558. Acesso em: 24 out. 2025.