O trabalho por projeto em redes locais de produção: um estudo de caso da incubadora MIDI tecnológico, SC

Autores

  • Gabriel Souza Bozzano Universidade do Rio de Janeiro Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i2.3749

Resumo

No presente artigo estudamos, de um ponto de vista sociológico, os primeiros anos de pequenas empresas incubadas no Midi Tecnológico/SC e as investidas de seus empresários no mercado de TI, o qual, caracteristicamente, apresenta-se dinâmico em vista dos processos de inovação relacionados. Permanecer nesse mercado parece depender de assumir práticas e novos valores ditos flexíveis, e dessa forma atuar sobre os contornos do que se convencionou chamar de sociedade em rede ou do conhecimento. Procuramos as evidências desse novo cenário nas oportunidades e garantias de permanência e êxito no mercado percebidas por empresários(as) e/ou profissionais do mercado de TI (gestores por projetos), o que eles ou elas esperam em termos das alternativas que se abrem, sua avaliação sobre as atividades das rotinas de produção e apropriação de conhecimento a favor de seus negócios. Tivemos acesso à incubadora Midi Tecnológico, que para o ano de 2014 detinha 15 empresas em modo presencial e voltadas para o segmento de tecnologia, das quais entrevistamos 12.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Souza Bozzano, Universidade do Rio de Janeiro Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (UFeRJ) e docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Interesse em sociologia do trabalho, da inovação e do desenvolvimento.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

BOZZANO, Gabriel Souza. O trabalho por projeto em redes locais de produção: um estudo de caso da incubadora MIDI tecnológico, SC. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3–21, 2017. DOI: 10.18616/rdsd.v3i2.3749. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/3749. Acesso em: 2 out. 2025.