CONTRIBUIÇÃO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA SULCREDI OURO

Autores

  • Rodrigo André Fernandes Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Rafael Ditati Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Juglans Aimi Severo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rodrigo Antônio Tessaro Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i1.4301

Resumo

Este trabalho enfatiza a importância do cooperativismo de crédito para o desenvolvimento rural, tendo como base as linhas de crédito disponibilizadas para a agricultura familiar. O estudo definiu como objetivo a análise da contribuição da cooperativa de crédito Sulcredi no desenvolvimento da agricultura familiar presente na região. Destaca-se o papel das cooperativas como agentes financeiros para o desenvolvimento da agricultura familiar, o cooperativismo de crédito, a intermediação de recursos do PRONAF, o desenvolvimento e o consequente crescimento econômico local, percebendo-se assim a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável. Esta condição é percebida por meio dos relatos da história da cooperativa Sulcredi Ouro, seus benefícios, recursos disponibilizados, e também os resultados obtidos que ressaltam a importância que a cooperativa Sulcredi tem no desenvolvimento da agricultura familiar no município de Ouro.

Palavras-chaves: Cooperativismo de crédito, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo André Fernandes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor na Universidade do Oeste de Santa Cataria nas linhas de empreendedorismo e projetos empresariais e professor tutor em cursos de Educação a Distância - EAD. Coordenador do curso de Administração da Unoesc, campus aproximado de Capinzal e coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais - EAD. Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, atuando na linha de pesquisa Competitividade do Agronegócio. Pós graduado em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Uninter (2012). Pós graduado em Gestão de Projetos com Ênfase em PMI - Uninter (2012). Bacharel em Administração - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2007).

Rafael Ditati, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Egresso do curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc campus de Joaçaba.

Juglans Aimi Severo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Unoesc. Especialista em Administração de Recursos Humanos na Unoesc (2010) e pós-graduado no MBA em Gestão Estratégica na UFPR. Possui Graduação em Administração na Unoesc (2008). Atua como Coordenador do Curso de Administração do Curso de Administração da Unoesc de Campos Novos, Professor e pesquisador do Curso de Administração da Unoesc de Joaçaba e Campos Novos e palestrante. Possui conhecimento nas áreas de Administração Estratégica, Recursos Humanos, Business Models e Sustentabilidade.

Rodrigo Antônio Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Egresso do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (EAD) da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Pós Graduando do curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Unoesc.

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Engenharia de Produçãoe Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduação em Administração pela Universidade do Contestado (1985), Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração, no qual desenvolve estudos especialmente na Linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio. Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas em Viabilidade Econômica e Financeira do Agronegócio. Realiza consultorias na área financeira (custos, planejamento financeiro e orçamentário, viabilidade econômica e financeira).

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

FERNANDES, Rodrigo André; DITATI, Rafael; SEVERO, Juglans Aimi; TESSARO, Rodrigo Antônio; FISCHER, Augusto. CONTRIBUIÇÃO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DA SULCREDI OURO. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 88–105, 2018. DOI: 10.18616/rdsd.v4i1.4301. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4301. Acesso em: 2 out. 2025.