O Pronaf como instrumento de fixação do agricultor familiar no campo, evitando o êxodo rural

Autores

  • Sergio Souza da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
  • Elisiane Aparecida Antoniazzi Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
  • Maricléia Aparecida Leite Novak Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v5i2.4545

Resumo

É constante a ocorrência do êxodo rural, principalmente, na agricultura familiar, como também constante o debate do que deve ser feito para manter as famílias agricultoras no campo, possibilitando garantir a geração de alimentos e evitando sua possível marginalização nos centros urbanos. Neste trabalho, analise-se a importância do Crédito Rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como instrumento eficaz de geração de renda suficiente para garantir que o agricultor familiar permaneça no meio rural.Tem por objetivo identificar a importância do Pronaf na geração de renda que possibilite evitar o êxodo na agricultura familiar.A abordagem para a realização da pesquisa foi quantitativa utilizando como procedimento técnico a pesquisa por levantamento de campo com entrevistas semidiretivas. A pesquisa demanda estudos mais abrangentes para determinar sua efetividade em outras regiões, porém serve de parâmetro para um conceito da importância do Pronaf na contensão do êxodo rural a partir do crescimento da renda dos agricultores familiares. Os resultados verificados nesse trabalho possibilitam inferir que o Pronaf é um Programa essencial para evitar o êxodo rural, porém necessita estruturar outras políticas públicas que estimule a permanência dos jovens no campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Souza da Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Especialista em Cooperativismo Solidário e Crédito Rural. UNICENTRO.

Elisiane Aparecida Antoniazzi, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Bacharel em Ciências Econômicas, com especialização em Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, pela Unicentro. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócios, pela Unioeste. Conhecimento amplo na área de Cooperativismo, especificamente em cooperativismo Agroindustrial, de Crédito e de Saúde. 

Maricléia Aparecida Leite Novak, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

acharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2013). Especialista em Auditoria e Controladoria pela UNICESUMAR (2015). Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - atual). Consultora de empresas Públicas e Privadas na empresa MWS Consultoria. Áreas de interesse: Auditoria e Controladoria contábil; Gestão Pública, Empresarial e Ambiental; Interdisciplinaridade; Políticas públicas; Gestão de resíduos; Analise do impacto das atividades humanas no solo, na água e no ar; Educação ambiental; Sustentabilidade ambiental; Contabilidade ambiental e Pagamento por serviços ambientais

Downloads

Publicado

20-11-2019

Como Citar

SILVA, Sergio Souza da; ANTONIAZZI, Elisiane Aparecida; NOVAK, Maricléia Aparecida Leite. O Pronaf como instrumento de fixação do agricultor familiar no campo, evitando o êxodo rural. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 66–93, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v5i2.4545. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4545. Acesso em: 24 out. 2025.