Friedrich List (1789-1846) e o Sistema Nacional de Economia Política
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v5i1.4895Resumo
A Alemanha só conseguiu se tornar Estado Nacional em 1871, durante o período de luta por esta unificação que surgiu a Escola Histórica Alemã de economia. Os economistas alemães, pertencentes a tal escola, entendiam que o modelo clássico não servia para a realidade alemã e George Friedrich List, por meio da sua obra “O Sistema Nacional de Economia Política”, deu importantes contribuições para essa escola. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o pensamento econômico desenvolvido na Confederação Germânica no século XIX, conhecido como Escola Histórica Alemã, até a formação do Estado Nacional Alemão, em 1871, visando verificar as contribuições de List. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa histórico-bibliográfica-descritiva. Para atendimento do objetivo proposto, o trabalho encontra-se estruturado em cinco seções, incluindo a introdução e considerações finais. A segunda seção aborda um breve histórico do processo de unificação da Alemanha. A terceira apresenta o contexto histórico do surgimento da Escola Histórica Alemã, destacando seus pressupostos teóricos mais importantes, e crítica à economia política clássica. A quarta expõe as principais ideias de List, que defendia que o desenvolvimento alemão ocorreria somente através do protecionismo, nacionalismo e um Estado forte e centralizador. A considerações finais ressaltam que no início do século XX a Alemanha se tornou uma das nações mais industrializadas do mundo seguindo estes pressupostos, mostrando que o pensamento de List apontava um caminho efetivo para o desenvolvimento. Hoje, mais de um século depois, seus pensamentos continuam atuais em razão da existência de significativas diferenças entre o nível de desenvolvimento das nações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.