Friedrich List (1789-1846) e o Sistema Nacional de Economia Política

Autores

  • Rosalina Lima Izepão Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Elohá Cabreira Brito Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Leonel Rodrigues Borges

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v5i1.4895

Resumo

A Alemanha só conseguiu se tornar Estado Nacional em 1871, durante o período de luta por esta unificação que surgiu a Escola Histórica Alemã de economia. Os economistas alemães, pertencentes a tal escola, entendiam que o modelo clássico não servia para a realidade alemã e George Friedrich List, por meio da sua obra “O Sistema Nacional de Economia Política”, deu importantes contribuições para essa escola. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o pensamento econômico desenvolvido na Confederação Germânica no século XIX, conhecido como Escola Histórica Alemã, até a formação do Estado Nacional Alemão, em 1871, visando verificar as contribuições de List. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa histórico-bibliográfica-descritiva. Para atendimento do objetivo proposto, o trabalho encontra-se estruturado em cinco seções, incluindo a introdução e considerações finais. A segunda seção aborda um breve histórico do processo de unificação da Alemanha. A terceira apresenta o contexto histórico do surgimento da Escola Histórica Alemã, destacando seus pressupostos teóricos mais importantes, e crítica à economia política clássica. A quarta expõe as principais ideias de List, que defendia que o desenvolvimento alemão ocorreria somente através do protecionismo, nacionalismo e um Estado forte e centralizador. A considerações finais ressaltam que no início do século XX a Alemanha se tornou uma das nações mais industrializadas do mundo seguindo estes pressupostos, mostrando que o pensamento de List apontava um caminho efetivo para o desenvolvimento. Hoje, mais de um século depois, seus pensamentos continuam atuais em razão da existência de significativas diferenças entre o nível de desenvolvimento das nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalina Lima Izepão, Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1986), Especialização em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi Chefe do Departamento de Economia da UEM nas gestões 2012-2014 e 2014-2016, Chefe Adjunta do DCO (2010-2012), Coordenadora de Monografia (2000-2003), Coordenadora Adjunta do Colegiado de Curso (2002-2003). Foi professora do Programa de Pós-graduação em Economia - PCE e, atualmente é professora da Graduação em Ciências Econômicas da UEM. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Econômico e História Econômica Brasileira e Paranaense, com ênfase em: Políticas Públicas, Planejamento Governamental, Desenvolvimento Social, Econômico e Regional. É autora do livro "O planejamento Governamental no Paraná: economia, estado e política econômica" e co-autora dos livros "O pensamento econômico: da Grécia antiga à macroeconomia keynesiana" e "O pensamento econômico: da síntese neoclássica ao novo consenso", ambos da Coleção Fundamentum - EDUEM.

Elohá Cabreira Brito, Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atuo como professora assistente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com pesquisa principalmente nas áreas: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Políticas Monetária, Fiscal e Industrial, Economia do Trabalho, Pobreza e Políticas Sociais.

Leonel Rodrigues Borges

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

29-05-2019

Como Citar

IZEPÃO, Rosalina Lima; BRITO, Elohá Cabreira; BORGES, Leonel Rodrigues. Friedrich List (1789-1846) e o Sistema Nacional de Economia Política. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25–48, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v5i1.4895. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4895. Acesso em: 2 out. 2025.