O trabalho docente no curso de formação da academia da Polícia Civil/SC: memórias das primeiras alunas (1967-1977)
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i2.4919Resumo
O trabalho docente é analisado neste texto através das memórias de oito alunas
que frequentaram o curso de formação policial na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina – ACADEPOL/SC, na primeira década de sua existência, ou seja: 1967 a 1977. Na Polícia Civil, a presença feminina é recente e respondeu, principalmente, a uma pressão social que decorreu dos movimentos feministas das décadas de 1960, em âmbito internacional e dos anos de 1970, no Brasil. Esses movimentos incentivaram a inserção das mulheres no mercado de trabalho em diversas áreas, entre as quais as forças policiais. A construção teórico-metodológica desta pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação, tendo três conceitos centrais: Gênero, Memória e Cultura Escolar. A
História Oral foi a principal metodologia empregada para a coleta de dados, permitindo que as alunas se pronunciassem contando suas vivências e ressignificando suas lembranças com relação ao trabalho docente vivenciado à época. Sutis relatos sobre o trabalho docente fizeram parte desse cenário que revelou que algumas alunas entrevistadas já tinham experiências com
o trabalho docente, deixando vestígios de que, na década estudada, as mulheres foram em busca de novas alternativas de trabalho, como a escolha pela polícia civil. Do mesmo modo, tais depoimentos revelaram que na época pesquisada, na ACADEPOL/SC, o trabalho docente era majoritariamente masculino; uma única professora é rememorada pelas entrevistadas, vez
que a hegemonia masculina imperava e ainda impera nas instituições policiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.