Os implicativos do adoecimento e afastamento laboral de trabalhadoras do ramo têxtil em decorrência de doenças osteomusculares ocupacionais

Autores

  • Cristiane Lenita Rhoden do Nascimento FURB
  • Karin Cristiane Freitag FURB

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i2.4921

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que foi originada no curso de
graduação de Serviço Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nesta produção de conhecimento, buscou-se analisar os impactos trazidos pelas doenças osteomusculares ocupacionais para a vida de trabalhadoras de uma empresa têxtil de Blumenau/SC, as quais estavam afastadas das atividades laborais em decorrência de seu adoecimento e os efeitos gerados a elas, na perspectiva do contexto social, familiar e os reflexos no cotidiano. A metodologia aplicada à pesquisa foi teórico-empírica, de abordagem qualitativa, utilizou-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados na empresa e pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apresentam as problemáticas observadas neste cenário, dentre elas, as construções desiguais de gênero, limitações impostas pela condição de empobrecimento, exploração da mulher na sociedade contemporânea, além da condição de adoecimento em virtude do modo de produtividade da lógica capitalista. Neste sentido, tornam-se importantes pesquisas que se propõem a estudar o mundo do trabalho, a saúde do trabalhador e as relações de gênero e familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Lenita Rhoden do Nascimento, FURB

Graduada em Serviço social pela FURB e Assistente Social atuante em Políticas Públicas no município de Gaspar/SC.

Karin Cristiane Freitag, FURB

Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB-SC), atuou como Assistente Social em empresa privada e atualmente é Assistente Social em Políticas Públicas no município de Blumenau.

Downloads

Publicado

07-02-2019

Como Citar

NASCIMENTO, Cristiane Lenita Rhoden do; FREITAG, Karin Cristiane. Os implicativos do adoecimento e afastamento laboral de trabalhadoras do ramo têxtil em decorrência de doenças osteomusculares ocupacionais. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 41–55, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v4i2.4921. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4921. Acesso em: 2 out. 2025.