O desenvolvimento nos territórios de fronteira: Análise dos indicadores socioeconômicos da região de planejamento Sul fronteira/MS

Autores

  • Obedias Miranda Belarmino UEMS
  • Rosele Marques Vieira UEMS

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i1.6089

Resumo

Os indicadores socioeconômicos permitem mensurar e explicar a realidade vivida em uma região, conhecer e entende-los auxilia o poder público e a sociedade a pensar em ações e políticas públicas de investimento e transformação social. O objetivo deste estudo é analisar os indicadores socioeconômicos da Região Sul Fronteira, mensurados pelo PIB, renda per capita, emprego, IDHM, Coeficiente de Gini e IFDM. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, elaborada a partir de dados secundários. Os resultados demonstram que a Região Sul Fronteira apresenta grandes disparidades econômicas e sociais, desenvolvimento humano médio de 0.634, alta concentração de renda, onde os 10% mais ricos se apropriam de mais de 44%. Fatos que favorecem a desigualdade e a baixa qualidade de vida de seus habitantes. Entretanto a região exibe um considerável potencial voltado para o agronegócio que oferece oportunidades claras para seu desenvolvimento socioeconômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Obedias Miranda Belarmino, UEMS

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Cursando Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos UEMS/Brasil. Tem experiência na administração pública e privada, com enfase em relacionamento interpessoal e resolução de conflitos. É um jovem em busca de constantes desafios e superação, gosta de estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Dispõe de forte influência empreendedora, criativa e flexível ao ambiente empresarial e social, usa seus conhecimentos para realizar seu melhor na atividade a qual está envolvido.

Rosele Marques Vieira, UEMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Economia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Gerente da Unidade deEnsino de Ponta Porã, atuando nos cursos de graduação em Economia,Administração pública(EAD) e mestrado em desenvolvimento regional e setores produtivos(PPGDRS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional, mercado de trabalho,conjuntura econômica, desenvolvimento e crescimento econômico, modelo estrutural-diferencial e medidas regionais. 

Downloads

Publicado

11-08-2021

Como Citar

MIRANDA BELARMINO, Obedias; MARQUES VIEIRA, Rosele. O desenvolvimento nos territórios de fronteira: Análise dos indicadores socioeconômicos da região de planejamento Sul fronteira/MS. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 89–103, 2021. DOI: 10.18616/rdsd.v7i1.6089. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6089. Acesso em: 2 out. 2025.