Aspectos produtivos do pinhão e a conservação da Araucária angustifolia em uma comunidade rural ao sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.6460Resumo
Na Floresta Ombrófila Mista (FOM) encontra-se o pinhão, uma semente da Araucaria angustifolia, uma espécie florestal que está presente no Bioma Mata Atlântica. Este bioma é rico em biodiversidade e ameaçado pelos seres humanos. A coleta e uso do pinhão representa oportunidade de renda, cultura assim como oportunidade de conservação da espécie. Este artigo visou analisar a cadeia produtiva do pinhão em uma comunidade rural localizada em Itamonte, sul de Minas Gerais, relacionando-as a conservação da Araucaria angustifolia. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo descritiva. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, realização de entrevistas e análise documental. Durante a pesquisa houve o convívio diário com a comunidade uma vez que uma das autoras morou na comunidade rural durante 6 meses para desenvolver este trabalho, buscando se inserir e participar no cotidiano e nas atividades da comunidade. Inicialmente realizou-se um breve histórico sobre a relação entre a comunidade rural e as araucárias e posteriomente descrição e análise da cadeia produtiva do pinhão. Observou-se o pinhão como elemento presente e importante para cultura local e para geração de renda, assim como relevantes as inciativas da comunidade para favorecer a conservação da espécie. Salienta-se a necessidade de aumentar os esforços para conservação da espécie assim como observou-se a necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento da cadeia produtiva no que se refere a aspectos como coleta, armazenamento, beneficiamento e comercialização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


