Aspectos produtivos do pinhão e a conservação da Araucária angustifolia em uma comunidade rural ao sul de Minas Gerais

Autores

  • Natália Reguera Carvalho Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG.
  • Viviane Santos Pereira Universidade Federal de Lavras
  • André Wagner Barata-Silva Doutorando em Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.6460

Resumo

Na Floresta Ombrófila Mista (FOM) encontra-se o pinhão, uma semente da Araucaria angustifolia, uma espécie florestal que está presente no Bioma Mata Atlântica. Este bioma é rico em biodiversidade e ameaçado pelos seres humanos. A coleta e uso do pinhão representa oportunidade de renda, cultura assim como oportunidade de conservação da espécie. Este artigo visou analisar a cadeia produtiva do pinhão em uma comunidade rural localizada em Itamonte, sul de Minas Gerais, relacionando-as a conservação da Araucaria angustifolia. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo descritiva. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante, realização de entrevistas e análise documental. Durante a pesquisa houve o convívio diário com a comunidade uma vez que uma das autoras morou na comunidade rural durante 6 meses para desenvolver este trabalho, buscando se inserir e participar no cotidiano e nas atividades da comunidade. Inicialmente realizou-se um breve histórico sobre a relação entre a comunidade rural e as araucárias e posteriomente descrição e análise da cadeia produtiva do pinhão. Observou-se o pinhão como elemento presente e importante para cultura local e para geração de renda, assim como relevantes as inciativas da comunidade para favorecer a conservação da espécie. Salienta-se a necessidade de aumentar os esforços para conservação da espécie assim como observou-se a necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento da cadeia produtiva no que se refere a aspectos como coleta, armazenamento, beneficiamento e comercialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Reguera Carvalho, Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG.

Viviane Santos Pereira, Universidade Federal de Lavras

Professora no Departameto de Administração e Economia

Universidade Federal de Lavras

André Wagner Barata-Silva, Doutorando em Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduação em Ciência Biológicas e em Agronomia. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e extensão. Doutorando em Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

24-02-2022

Como Citar

CARVALHO, Natália Reguera; PEREIRA, Viviane Santos; BARATA-SILVA, André Wagner. Aspectos produtivos do pinhão e a conservação da Araucária angustifolia em uma comunidade rural ao sul de Minas Gerais. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 74–86, 2022. DOI: 10.18616/rdsd.v7i2.6460. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6460. Acesso em: 24 out. 2025.