Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.7186Resumo
Editorial v. 7, n. 2, 2021
Em conclusão a este ano de 2021, no segundo número do volume sete, a RDSD traz um bom coletivo de trabalhos, sendo ao todo dez artigos, que foram agregados em três grupos.
No primeiro grupo, as discussões macro sobre desenvolvimento, infraestrutura e os serviços financeiros contam com quatro manuscritos: A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional, de autoria de Vivian C. Brito, Ronaldo L. de Miranda, Gilberto Friedenreich dos Santos e Cristiane Mansur de M. Souza; A importância das infraestruturas de transporte para o desenvolvimento industrial brasileiro: um enfoque Rangeliano para superação da crise atual, de Nilmar Rippel, Alessandro Viceli e Eduardo Von Dentz; Análise da contribuição das FinTechs para o crescimento econômico na América Latina no período de 2008 a 2018 à luz do modelo schumpeteriano elaborado por Fábio Cossenzo; e Níveis de concentração e concorrência dos bancos brasileiros e seus conglomerados: de Tombini a Goldfajn, desenvolvido por Edson R. Vieira, Antônio M. de Queiroz e Cleidinaldo de Jesus Barbosa.
No segundo grupo, o desenvolvimento rural, a produção agropecuária e florestal e a conservação ambiental contam com quatro manuscritos: Aspectos produtivos do pinhão e a conservação da Araucaria angustifolia em uma comunidade rural ao Sul de Minas Gerais, de Natália R. Carvalho, Viviane S. Pereira e André W. Barata-Silva; Planejamento tributário e análise dos incentivos fiscais da SUDENE em uma empresa de fruticultura localizada em Mossoró/RN, elaborado por Francisco A. Alves, Geison C. V. de Melo, Ítalo C. S. Nascimento e Caritsa Scartaty Moreira; Pescadores artesanais da foz do Rio Amazonas, Amazônia, Brasil, de Francisco P. Canafístula, Israel Hidenburgo A. Cintra, Kátia C. de Araújo Silva, José A. Negreiros Aragão, Elideth P. Monteiro e Marcos A. S. dos Santos; e Reducing losses in food production in Brazil: its impacts on the economy, land-use change and GHGs emissions, com autoria de Anaysa B. Soares, Jonathan G. Silva, Gabrielli Martinelli, Miguel R. Brandão e Clandio Favarini Ruviaro.
Por fim, outras temáticas igualmente importantes como o desenvolvimento local também estão representadas pelos artigos O desenvolvimento dos municípios da microrregião de São João del-Rei/MG: uma análise para o período 2005/2015, dos pesquiadores Sinara da S. Anastácio, Norberto M. Vieira e Thiago Periard do Amaral; e Caracterização socioeconômica e ambiental de quintais urbanos em Marituba, estado do Pará, de autoria do grupo de pesquisadores Jamilly S. da Silva, Antônia A. Barbosa, Alexia da Silva Coelho, Brenda Moraes Costa, Kleberson Almeida de Albuquerque, Janayna G. de Araújo, Joyce dos S. Saraiva e Marcos A. S. dos Santos.
Como sempre, e não poderia ser diferente, aqui vão nossos agradecimentos aos autores, colaboradores e aos órgãos Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que via Chamada Pública CNPq/CAPES 18/2018 – Programa Editorial apoiaram a RDSD.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.