Processo de governança e gestão financeira: estudo em uma universidade de base comunitária/pública da região do vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Autores/as

  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria Jose Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v6i2.5909

Resumen

O objetivo deste estudo está pautado em analisar o processo de governança e de gestão financeira adotada por uma universidade brasileira de base comunitária/pública localizada na região do vale do Itajaí -SC. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários e secundários e qualitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados, tem-se que 80% da receita da IES advém das mensalidades dos alunos e os outros 20% do artigo 170 e 171, financiamento estudantil – FIES além da prestação de serviço. No que se refere a governança, tem em sua organização a gestão superior (Reitoria) na qual desenha as macro políticas e faz o controle dos processos financeiros. Quando se trata das vantagens competitiva da universidade, pode-se salientar que a mesma gera muito conhecimento, muita inserção na sociedade, mas de resultado financeiro muito pouco. Tem-se, portanto, que a universidade precisa fortalecer e melhorar a graduação, novos projetos pedagógicos que contemple as necessidades dos seus alunos, pesquisa e comunidade através da extensão. Por fim, como estratégia da universidade para superar o atual mercado competitivo do ensino superior, é importante se ter uma governança bem estruturada e participativa bem como um processo de gestão financeira eficiente, com isso, a tomada de decisão fica mais ágil e as metas podem ser projetadas de forma mais eficaz e positivista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD (CONCEITO / CAPES 5) da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) (CRA - RS nº 048716).

Maria Jose Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração.

Publicado

2020-11-17

Cómo citar

DE MIRANDA, Ronaldo Leão; CARVALHO DE SOUZA DOMINGUES, Maria Jose. Processo de governança e gestão financeira: estudo em uma universidade de base comunitária/pública da região do vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 101, 2020. DOI: 10.18616/rdsd.v6i2.5909. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/81. Acesso em: 24 oct. 2025.