Processo de governança e gestão financeira: estudo em uma universidade de base comunitária/pública da região do vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v6i2.5909Resumen
O objetivo deste estudo está pautado em analisar o processo de governança e de gestão financeira adotada por uma universidade brasileira de base comunitária/pública localizada na região do vale do Itajaí -SC. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários e secundários e qualitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados, tem-se que 80% da receita da IES advém das mensalidades dos alunos e os outros 20% do artigo 170 e 171, financiamento estudantil – FIES além da prestação de serviço. No que se refere a governança, tem em sua organização a gestão superior (Reitoria) na qual desenha as macro políticas e faz o controle dos processos financeiros. Quando se trata das vantagens competitiva da universidade, pode-se salientar que a mesma gera muito conhecimento, muita inserção na sociedade, mas de resultado financeiro muito pouco. Tem-se, portanto, que a universidade precisa fortalecer e melhorar a graduação, novos projetos pedagógicos que contemple as necessidades dos seus alunos, pesquisa e comunidade através da extensão. Por fim, como estratégia da universidade para superar o atual mercado competitivo do ensino superior, é importante se ter uma governança bem estruturada e participativa bem como um processo de gestão financeira eficiente, com isso, a tomada de decisão fica mais ágil e as metas podem ser projetadas de forma mais eficaz e positivista.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


