Desafios e oportunidades do turismo sustentável na Amazônia: O caso do município de Novo Airão-AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v11i1.9211

Palabras clave:

turismo fluvial, políticas públicas, Amazônia

Resumen

Este estudo investiga o turismo em Novo Airão (AM), com foco no Parque Nacional de Anavilhanas. O objetivo é identificar oportunidades, desafios e estratégias para tornar o destino competitivo e sustentável. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza estudo de caso, com dados obtidos por pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. Os resultados destacam o potencial turístico da região, mas apontam desafios como falta de infraestrutura, sazonalidade, qualificação profissional e envolvimento da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Pedrosa de Oliveira, Universidade Federal do AMazonas

Doutora em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (SP), na linha de pesquisa de Transformações do Estado e Políticas Públicas. Possui mestrado no mesmo programa (2012) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2010). É Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua área de pesquisa abrange Governo e Gestão Pública, com ênfase nos seguintes temas: Reforma do Estado, parcerias, desempenho da administração pública local, dinâmica política, transformações dos partidos e disseminação das Organizações Sociais no país.

Cristiane Nascimento Brandao, Universidade Federal do Amazonas

Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, doutora (2017) e mestre (2012) em Administração de Empresas, na linha de pesquisa Gestão Sócio Ambiental e da Saúde, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV. Período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na Queensland University (Austrália, 2016). Tem se dedicado aos estudos sobre estratégias de adaptação à mudança climática no contexto das organizações; turismo sustentável; turismo em áreas indígenas e desenvolvimento local. Possui artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, livro e capítulos de livros.

Maria Emilia Melo da Costa, Universidade Federal do AMazonas

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Especialista em Estratégia Empresarial/UFAM e Agente de Inovação Tecnológica/FUCAPI/ABIPTI; Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Foi professora e coordenadora do curso de Administração do Instituto de Ensino Superior FUCAPI. Tem experiência na área de Educação e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, comportamento organizacional e gestão organizacional.

Publicado

2025-06-16

Cómo citar

PEDROSA DE OLIVEIRA, Ana Claudia; NASCIMENTO BRANDAO, Cristiane; MELO DA COSTA, Maria Emilia. Desafios e oportunidades do turismo sustentável na Amazônia: O caso do município de Novo Airão-AM. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 219–244, 2025. DOI: 10.18616/rdsd.v11i1.9211. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/9211. Acesso em: 24 oct. 2025.