A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFES/CAMPUS DE ALEGRE: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PAPEL DO NAPNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.8238

Resumo

O artigo visa analisar os impactos das concepções  político-pedagógicas sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas  com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFES/Campus de Alegre, no  atendimento ao público-alvo da Educação Especial. O suporte teórico-metodológico dos estudos foi de Theodor Adorno e seus comentadores. O procedimento e coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e um membro do NAPNE. Os resultados revelam que o IFES/Campus de Alegre apresenta práticas e estratégias pedagógicas para a  inclusão do público-alvo da Educação Especial. Entretanto, constatamos uma grande responsabilização do NAPNE no planejamento e implementação das políticas públicas de inclusão, o que evidencia a necessidade de  sensibilização e participação de toda a comunidade no processo inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Silva Pereira, Prefeitura municipal do Rio de Janeiro

Pedagoga. Mestra em educação pela UFRRJ. Especialista em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESCOLAR ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO. Professora da prefeitura municipal do Rio de Janeiro. Colaboradora no laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, diversidade e inclusão (LEPEDI/UFRRJ).

Alessandra Andrade Cardoso, UFRRJ

Doutoranda em educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ. Mestra em educação pelo programa de Pós- graduação em educação, contextos contemporâneos e demandas populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI/UFRRJ). Coordenadora pedagógica; Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba e Orientadora Educacional.

Allan Rocha Damasceno, Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ)

Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), onde está vinculado ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Conselheiro Consultivo do Instituto Incluir.

Jose de Mello Sobreira Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Licenciatura em Estudos Sociais (FAFIA). Licenciatura em História (FAFIA). Pós-Graduação Lato-Sensu em Formação Socioeconômica do Brasil (Universidade Salgado de Oliveira). Pós Graduação Lato-Sensu em Gestão Publica (Faculdades Integradas de Jacarepaguá). Mestre em Educação (UFRRJ). Pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI/ UFRRJ).

Downloads

Publicado

2025-06-30