EVASÃO ESCOLAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Maria Raquel Caetano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense
  • Renata Porcher Scherer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense-Campus Camaquã e Mestrado ProfEPT.

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v12i1.6880

Abstract

O presente texto propõe-se a realizar uma análise crítica com relação a evasão escolar no ensino médio no contexto da Pandemia de Covid-19 no cenário brasileiro. Para tanto realiza-se uma breve contextualização teórica acerca da evasão e articula-se com dados estatísticos dos últimos anos atentando de forma especial para os motivos que são apresentados pelos jovens que podem contribuir para evasão do ensino médio. Apresentam-se narrativas de jovens trabalhadores que ingressaram recentemente no ensino médio e mapeia-se alguns dos desafios de garantir o êxito e a permanência desses jovens em nossas instituições. Conclui-se afirmando que o ensino médio é um direito da juventude brasileira e pressuposto de cidadania. Assim a garantia de acesso, permanência e êxito constitui-se como chave de autoconstrução e do reconhecimento da capacidade de fazer opções.

Palavras-chave: Abandono escolar. Ensino Médio. Direito à Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Dr. em Educação pela UFRGS. Possui estudo pós-doutoral na UFRGS na linha de gestão e politicas educacionais.Docente  no Campus Sapucaia do Sul/IFSUL e no Mestrado ProfEPT. Integra o GPRPPE na UFRGS  e no IFSul coordena o Observatório da EPT .Coordena  o Grupo de Estudos e Pesquisas em EPT do CNPQ.

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense-Campus Camaquã e Mestrado ProfEPT.

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Camaquã/RS. Docente pesquisadora do Grupo Interinstitucional em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq).  

References

ANTUNES. Ricardo. Entrevista a Lu Sudré. Pandemia desnuda perversidades do capital contra trabalhadores. Brasil de Fato. 27 de junho de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/27/ricardo-antunes-pandemia-desnuda-perversidades-do-capital-contra-trabalhadores. Acesso em: 07 set. 2021.

ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho e as formas diferenciadas da reestruturação produtiva no Brasil dos anos 1990. Sociologia, Porto, v. 27, p. 11-25, jan. 2014.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BATISTA, Santos Dias; SOUZA, Alexsandra M.; OLIVEIRA, Júlia Maria da Silva. A Evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.9, n.19, 2009.

BOTO, Carlota. A educação como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Educação & Sociedade, v. 26, n.92, p. 777-798, 2005.

CAETANO. Maria Raquel. “Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido. Entrevista Daniel Giovanaz. Brasil de Fato . São Paulo.10 de Janeiro de 2021.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n.116, p.245-262, jun. 2002.

IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura-recreacao-e-esporte/17270-pnad-continua.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 07 de set. de 2020.

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.

DORE, Rosemary; SALES, Paula Elisabeth Nogueira. Origem social dos estudantes como contraponto à evasão e à permanência nos cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional. In: DORE, Rosemary et al (Org.). Educação Profissional e Evasão Escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

FERREIRA, Elen C. da S.; OLIVEIRA, Nayara M. de . Evasão Escolar No Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 39–48, 2020.

FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar, mundo da escola e o mercado de trabalho: o que dizem jovens do Ensino Médio de escolas públicas. In: DORE, Rosemary et al (Org.). Educação Profissional e Evasão Escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

FRITSCH, Rosangela. VITELLI, Ricardo Ferreira. Evasão escolar, a escola e o mercado de trabalho: o que dizem jovens do ensino médio de escolas públicas. In: Anais... XI Reunião Científica Regional da ANPED. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-2_ROSANGELA-FRITSCH-RICARDO-FERREIRA-VITELLI.pdf. Acesso em 3 set. 2021.

FLORÊNCIO. Gabriel R.M. Enem 2021 têm o menor número de inscritos desde 2005 . Publicado: 27 Julho 2021.Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/educacao/2290-enem-2021-tem-o-menor-numero-de-inscritos-desde-2005. Acesso em 3 set. 2021.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa, v.41, n.144, set/dez, 2011.

NÉRI. Marcelo C. Desigualdades de Impactos Trabalhistas na Pandemia. Rio de Janeiro: FVG Social, 2021.Disponivel em https://www.cps.fgv.br/cps/bd/docs/Desigualdade_de_Impactos_Trabalhistas_na_Pandemia_Marcelo-Neri_FGV-Social.pdf.Acesso em 9 set. 2021.

SALDAÑA, Paulo. Cerca de 4 milhões abandonaram estudos na Pandemia. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/01/cerca-de-4-milhoes-abandonaram-estudos-na-pandemia-diz-pesquisa.shtml. Acesso em 3 set. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr., 2007.

SILVA, Roberto R. D. da. OLIVEIRA, Luthiane Miszak de. Políticas curriculares, ensino médio e os paradoxos da democracia: traços conceituais para a composição de um diagnóstico crítico. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, n. 2 , p. 1092-1111, Mai/ago, 2021.

Published

2023-05-30