A PARRESÍA EM SALA DE AULA: UMA REBELDIA POSSÍVEL E NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v10i2.6863Resumen
Este artigo parte de uma reflexão provocada pelo curso de verão “A Coragem da Verdade” promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp. Neste trabalho pretende-se partir do conceito de parresía, do dizer-a-verdade, que Michel Foucault tratou em seu último curso no Collège de France e da educação dialógica defendida por Paulo Freire, para analisar a participação em sala de aula por estudantes de graduação do curso de Bacharelado em Matemática da Unicamp. Foram recebidos depoimentos de bacharelandos em matemática sobre suas percepções em sala de aula e com base em tais depoimentos e nos trabalhos de Foucault e de Freire pretende-se uma análise qualitativa que contribua para a compreensão das limitações da participação estudantil no seu próprio processo de aprendizagem.Descargas
Citas
CAVAMURA, N. R. B. A coragem da verdade nos cursos de licenciatura em Matemática - dos cacos arqueológicos a uma anarqueologia. Universidade Estadual Paulista (Tese de doutorado). Rio Claro, 2016.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995.
FOUCAULT, M. Coragem da Verdade. Curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011, 1a. ed.
FOUCAULT, M. Ditos e Escritos VI: repensar a política. (2010b). Rio de Janeiro: Forense Universitária
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40º ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. 54ª.
OLIVEIRA, R. L. Um diálogo com Freire e Foucault sobre poder e saber. Dissertação (Dissertação em Educação) – PUC GO. Goiânia. 2017
VEIGA-NETO, A. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: Rago, M.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-38.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).










