Para além da interpretação do papel da agricultura no desenvolvimento econômico brasileiro: uma leitura sob perspectiva evolucionária-institucionalista
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v2i1.2653Resumo
Abordagens teórico-analíticas evolucionário-institucionalistas se propõem a investigar processos de desenvolvimento por meio do compartilhamento dos arcabouços teóricos da Economia Institucionalista e da Economia Evolucionária. Nesse sentido, o presente texto buscou aplicar tal procedimento metodológico à discussão sobre o cenário atual do desenvolvimento rural brasileiro. Por meio de Análise de Conteúdo se possibilitou extrair argumentos de dois artigos de relevância nacional sobre o tema. A principal questão observada se refere à segregação de um grande grupo de pequenos produtores agrícolas que se construiu à margem dos avanços tecnológicos galgados pelo competitivo padrão produtivo do Agronegócio nacional. As abordagens analisadas, embora de relevante descrição, não colocam em evidencia desenhos institucionais que envolvem o contexto rural. Lançando mão de categorias analíticas postas por Veblen, North, Hodgson, Nelson, entre outros, se fez possível realizar inferências sólidas em relação ao processo de incompatibilidade de absorção deste padrão tecnológico, por um lado, e da constante concentração de produção e renda agrícola, por outro.
Palavras-chave: Instituições; Desenvolvimento Rural; Hábitos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


