Estratégia de desenvolvimento socioeconômico de Moçambique na concepção da teoria da dependência

Autores

  • Eduardo Saugineta Sigaúque Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sílvio Antônio Ferraz Cário Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v2i1.2657

Resumo

O artigo tem por objetivo trazer à análise as estratégias de desenvolvimento socioeconômico adotado por Moçambique nas últimas duas décadas na perspectiva dialética substanciada na teoria de dependência. Neste plano analítico, far-se-á um cruzamento teórico entrelaçado nas várias correntes da teoria da dependência, como forma elucidativa de buscar enquadramento das economias periféricas no sistema capitalista mundial. Finda a parte do enquadramento teórico, procura-se apresentar o quadro metodológico histórico-estrutural, instrumento chave no estudo das trajetórias de desenvolvimento. Depois procuramos avançar na caracterização geral das dinâmicas estruturais ocorridas na implementação da estratégia de desenvolvimento socioeconômico optado por Moçambique. O resultado da liberalização da economia, que possibilitaram à atração massiva de Investimento Direto Estrangeiro, com efeitos positivos na perspectiva macroeconômica, porém atrelado à dependência financeira, tecnológica e econômica externa, marginalizando os setores tradicionais da indústria, que tem capacidade de criar fatores de encadeamento com outros sectores produtivos, possibilitando reais transformações estruturais na economia. Neste quesito, a estratégia de desenvolvimento socioeconômico de Moçambique é ambígua, não tendo uma substanciação viável quando vista e avaliada numa perspectiva de longo prazo.
Palavras-chave: Estratégia Nacional, Desenvolvimento Econômico, Moçambique.

Downloads

Publicado

05-10-2016

Como Citar

SIGAÚQUE, Eduardo Saugineta; CÁRIO, Sílvio Antônio Ferraz. Estratégia de desenvolvimento socioeconômico de Moçambique na concepção da teoria da dependência. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 5–19, 2016. DOI: 10.18616/rdsd.v2i1.2657. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2657. Acesso em: 12 dez. 2024.