DEBATES, TENSÕES E COMPROMISSOS NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOCIAL EM PORTUGAL, 1974-2013

Autores

  • Álvaro Garrido Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i1.4549

Resumo

O presente artigo proporciona uma breve análise do processo histórico de institucionalização da Economia Social e das políticas de solidariedade concretizadas em Portugal desde a Revolução de Abril de 1974 à publicação da Lei de Bases da Economia Social, em 2013. Tomando por referência o conceito que o ordenamento jurídico português tem fixado, a análise centra-se nas relações institucionais e ideológicas que se estabeleceram, a partir de 1974 e da Constituição de 1976, entre as políticas sociais públicas instituídas pela Democracia e a acção das organizações identificadas com a Economia Social e Solidária. Apresentam-se os marcos fundamentais desse relacionamento negocial e destacam-se os significados dos compromissos estabelecidos. A análise assenta numa perspectiva sistémica e institucionalista que não dispensa referências ao jogo de poderes e à dinâmica dos interesses. Neste como noutros campos que implicam a justiça social e a democracia económica, o caso português oferece um bom exemplo da forma como as práticas voluntárias de solidariedade e de cooperação beneficiaram muito da institucionalização do Estado-Providência.
Palavras-chave: Economia Social; solidariedade; políticas sociais, Portugal; democracia.

Este artigo antecipa informação reunida no livro de Álvaro Garrido e David Pereira, A Economia Social em Movimento: uma história das organizações, Lisboa, Tinta da China, 2018 (no prelo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Garrido, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

Professor Associado com Agregação. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

GARRIDO, Álvaro. DEBATES, TENSÕES E COMPROMISSOS NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOCIAL EM PORTUGAL, 1974-2013. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–27, 2018. DOI: 10.18616/rdsd.v4i1.4549. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4549. Acesso em: 2 out. 2025.