A elaboração e análise do índice de desenvolvimento das famílias na cidade de Ponte Nova

Autores

  • Bruno Silva Olher Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa
  • Gustavo Bastos Braga Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Luz D`Alma Reis Olher Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v5i2.5098

Resumo

Este estudo analisou a situação das famílias da cidade de Ponte Nova sob a perspectiva multidimensional nos de 1980, 1991, 2000 e 2012, a partir da metodologia adaptada de Barros, Carvalho e Franco (2003), tendo por base os microdados dos censos demográficos. Por meio do grande número de informações contidas na base de dados, tornou-se possível efetuar uma análise ampla que permite avaliar as condições de vida do domicílio. Em síntese, o índice de desenvolvimento das famílias de Ponte Nova em suas seis dimensões, com ressalva para o acesso ao trabalho, revelou progresso no nível de bem-estar das famílias. A geração deste importante índice pode, de certa forma, auxiliar na elaboração de políticas públicas que visam diminuir as desigualdades no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva Olher, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica, área de concentração Família e Sociedade, Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestre em Administração, área de concentração Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MBA: Gestão estratégica em operações, logística e finanças pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Bacharel em Administração. Professor Efetivo do Departamento de Ciências Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Associada IV (DR) da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase na Área de Família e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais para a Infância; Políticas de Proteção à Infância; Construção do Conhecimento Social envolvendo temáticas pertinentes à Economia Doméstica tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas da pesquisa. Educação Infantil com ênfase nas áreas de desenvolvimento da criança, epistemologia genética, avaliação do desenvolvimento, linguagem matemática, formação de professor.

Gustavo Bastos Braga, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008), Pós graduado em Administração Estratégica pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2009), Extensão em EAD Docência pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e MBA em Logística pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (2010), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013), Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Foi admitida na Universidade Federal de Viçosa em 1991, sendo enquadrada atualmente como Professora Titular do Deptº de Economia Doméstica (DED). Atuou, durante cinco anos, como Pesquisadora na Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (EMCAPA-ES) e, por um período de sete anos, como docente do Instituto Universitário de Tecnologia de los Llanos-Venezuela. É Líder do Grupo de Pesquisa "Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social" e Bolsista Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. É membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica. Possui experiência nas áreas de Economia Familiar, Teoria Econômica e Políticas Públicas, com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, Programas e Projetos; Família, Redes Sociais e Qualidade de Vida; Relações de Gênero, Conflitos e Violência; Trabalho, Consumo e Desenvolvimento; Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Maria Luz D`Alma Reis Olher, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Técnica em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) com experiência hospitalar e ambulatorial, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009) com experiência na docência (ensino fundamental e médio), aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei (2009), especialista (MBA) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2011), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. É funcionária pública federal atuando como Técnica em Enfermagem no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba.

Downloads

Publicado

20-11-2019

Como Citar

OLHER, Bruno Silva; BARRETO, Maria de Lourdes Mattos; BRAGA, Gustavo Bastos; LORETO, Maria das Dores Saraiva de; OLHER, Maria Luz D`Alma Reis. A elaboração e análise do índice de desenvolvimento das famílias na cidade de Ponte Nova. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 49–65, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v5i2.5098. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/5098. Acesso em: 2 out. 2025.