Elaboração e análise do índice de desenvolvimento das famílias na cidade de Juiz de Fora

Autores

  • Fausto Braga Costa Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Bruno Silva Olher Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Bruna Rodrigues de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.
  • Carla Patrícia Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i1.6066

Resumo

Este estudo analisou por base os micros dados dos censos demográficos referente os anos de 1980, 1991, 2000 e 2010, a situação das famílias da cidade de Juiz de Fora sob a perspectiva multidimensional a partir da metodologia adaptada de Barros, Carvalho e Franco (2003). Por meio do grande número de informações contidas na base de dados, tornou-se possível efetuar uma análise ampla que permite avaliar as condições de vida do domicílio. De forma condensada, o índice de desenvolvimento das famílias de Juiz de Fora em suas seis dimensões, revelou de modo geral progresso no nível de bem-estar das famílias. A geração deste importante índice pode, de certa forma, evidenciar lacunas não expostas em outros índices, auxiliando assim o serviço público na elaboração de políticas públicas que visam diminuir as desigualdades no município. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto Braga Costa, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Atualmente dedica-se a vida acadêmica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: risco psicossocial, micro empresas, gestão de pequenas empresas.

Bruno Silva Olher, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Economia Doméstica, área de concentração Família e Sociedade, Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestre em Administração, área de concentração Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MBA: Gestão estratégica em operações, logística e finanças pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Bacharel em Administração. Professor Efetivo do Departamento de Ciências Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

Bruna Rodrigues de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015) , Graduação em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, campus Rio Pomba (2012). Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Experiência profissional na área de Administração como professora de cursos superiores e técnicos.

Carla Patrícia Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba.

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Pós Graduação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras - MG, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Atualmente, é professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba atuando nas áreas de Administração de Empresas, Teorias Gerais da Administração, Fundamentos, Gestão de Pessoas, Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Como Citar

COSTA, Fausto Braga; OLHER, Bruno Silva; FREITAS, Bruna Rodrigues de; GARCIA, Carla Patrícia. Elaboração e análise do índice de desenvolvimento das famílias na cidade de Juiz de Fora. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 104–117, 2021. DOI: 10.18616/rdsd.v7i1.6066. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6066. Acesso em: 2 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)