Análise da cultura da cebola na região de Ituporanga (SC) para o reconhecimento de indicação geográfica

Autores

  • Claudia Staloch Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI)
  • Valdinho Pellin Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v5i2.5198

Resumo

As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas de proteção de produtos e serviços a partir do destaque de suas características específicas ligadas a fatores naturais e humanos. Com o passar do tempo as IGs passaram a diferenciar não apenas produtos, mas também regiões. Com isso, podem estimular o desenvolvimento regional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental o artigo procurou caracterizar IGs e verificar a viabilidade do reconhecimento da cebola da região de Ituporanga (SC) com IG. Verificou-se que a região é reconhecida nacionalmente como produtora de excelência do produto o que lhe atribui notoriedade. Neste contexto, há potencialidade para reconhecimento de IG na modalidade de Indicação de Procedência (IP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Staloch, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI)

Pós-graduada do programa de pós-graduação latu sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI.

Valdinho Pellin, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduado em Economia. Doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB). Pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas do PPGDR/FURB.

Downloads

Publicado

20-11-2019

Como Citar

STALOCH, Claudia; PELLIN, Valdinho. Análise da cultura da cebola na região de Ituporanga (SC) para o reconhecimento de indicação geográfica. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 03–21, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v5i2.5198. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/5198. Acesso em: 2 out. 2025.