Envelhecimento Populacional no Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral/RS e as implicações para as políticas públicas

Autores

  • Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fabiano Abranches Silva Dalto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i2.4918

Resumo

O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o processo de envelhecimento populacional nos municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral e seu potencial impacto sobre as políticas necessárias para o atendimento das demandas desse segmento. A metodologia utilizada foi um levantamento de dados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A abordagem de análise foi quantitativa. No que se refere aos resultados, constatou-se inicialmente que no período de 2000-2010 esta foi a região do estado com maior destaque no aumento populacional. Com relação à população acima de 60 anos, este aumento foi de 75% superando as médias estadual e nacional. Por um lado, tem-se o aumento da população idosa nos balneários com pessoas provenientes de regiões metropolitanas do estado, que após a aposentadoria buscam um lugar tranquilo que propicie lazer e maior qualidade de vida. Por outro lado, nos municípios rurais verifica-se os fenômenos do êxodo juvenil, da masculinização e do envelhecimento do campo. Ou seja, embora os balneários apresentem expressivo aumento da população idosa por atrair aposentados, os municípios rurais destacam-se pelo intenso processo de envelhecimento daqueles que permanecem no campo. Em suma, os municípios precisam estar empenhados em atender as deliberações da Política Nacional do Idoso no que se refere à garantia de direitos e à inserção dos idosos no espaço público enquanto sujeitos sociais e coletivos. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a população idosa do COREDE Litoral apresenta demandas segundo as especificidades de cada município, o que requer cautela na implementação de políticas públicas, pois estas não podem ser racionalmente planejadas para uma determinada categoria, englobando um universo de indivíduos que na prática não são homogêneos.


Palavras-chave: Corede Litoral, Envelhecimento Populacional, Políticas Públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Economista. Mestra e Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC). Integra o Núcleo de Estudos em Instituições (UFPR).

Fabiano Abranches Silva Dalto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Economista. Mestre em Desenvolvimento Econômico e Doutor em Economia Institucional pela Universidade
de Hertfordshire, Inglaterra. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

07-02-2019

Como Citar

BITENCOURT, Rossandra Oliveira Maciel de; DALTO, Fabiano Abranches Silva. Envelhecimento Populacional no Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral/RS e as implicações para as políticas públicas. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 5–17, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v4i2.4918. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4918. Acesso em: 2 out. 2025.