Patrimônio cultural e turismo: relações entre oferta, geração de empregos e sustentabilidade

Autores

  • Giancarlo Moser FGV e UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i2.4923

Resumo

Este artigo explora o potencial do turismo para impactar positivamente na criação de empregos, especialmente sua capacidade de estimular outros setores da economia, especificamente à proposta de uso do Patrimônio Histórico para demonstrar como as pessoas, especialmente das comunidades desfavorecidas, podem participar e se beneficiar da indústria do turismo. O turismo desponta hodiernamente como uma das principais opções adotadas para a dinamização dos espaços do patrimônio histórico e cultural, selecionando, adaptando e comercializando os espaços das áreas urbanas, patrimonializados e utilizados enquanto espaços turísticos, para visitação e contato com a história e a cultura das cidades bem como contribui para o debate teórico e prático para políticas de gestão do patrimônio cultural urbano, para a elaboração de alternativas de modelos de desenvolvimento do turismo e de apropriação desses patrimônios. Os debates e as questões relacionadas ao Patrimônio Histórico e Cultural vêm
introduzindo uma nova realidade e causando diferentes impactos na oferta da atividade turística. O consumo do patrimônio e a mercantilização da cultura, em sentido lato e numa acepção antropológica, ampla e científica, trouxeram uma nova dinâmica ao setor, pelo crescente desejo de se conhecer e compreender aqueles que são os recursos específicos dos destinos turísticos, com a possibilidade de serem transformados em vantagens competitivas.


Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Turismo e Emprego; Patrimônio e Turismo; Turismo Cultural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Moser, FGV e UDESC

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Turismo e Graduado em História e Processos Gerenciais. Professor FVG e UDESC

Downloads

Publicado

07-02-2019

Como Citar

MOSER, Giancarlo. Patrimônio cultural e turismo: relações entre oferta, geração de empregos e sustentabilidade. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 68–77, 2019. DOI: 10.18616/rdsd.v4i2.4923. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/4923. Acesso em: 2 out. 2025.