Do Nordeste para Minas:

a reterritorialização de imigrantes cearenses em Governador Valadares-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v9i1.7840

Resumo

Governador Valadares, que dá nome e é o principal município da região geográfica imediata e intermediária nas quais está localizado no estado de Minas Gerais, é nacional e até mesmo mundialmente conhecido como um polo de emigração internacional, tendo os Estados Unidos e Portugal como principais destinos. A migração interna, tendo como destinos outros municípios brasileiros também é intensa. Dentro deste contexto de perda populacional que caracteriza Governador Valadares, o objetivo deste trabalho é analisar um movimento populacional inverso, ou seja, de chegada de migrantes ao município, especificamente de cearenses. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, sendo também realizado um trabalho de campo com o objetivo de enxergar os aspectos locais e as práticas cotidianas desse grupo. Verificou-se que a comunidade cearense criou espaços dentro do bairro e próximos a ele, reproduzindo nesses a sua cultura e mantendo viva a sua identidade. No processo de reterritorialização, esses migrantes acabam por criar um território com características híbridas, vivendo uma constante multiterritorialidade, pois mantêm os vínculos identitários e a comunicação com o Ceará, seu local de origem, ao mesmo tempo que experimenta todas as territorialidades do local que escolheram para viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Conrado Lopes, Escola Municipal Ivo de Tassis

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Professor na rede estadual de ensino de Minas Gerais e na rede municipal de Governador Valadares-MG.

Mauro Augusto dos Santos, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Haruf Salmen Espindola, Universidade Vale do Rio Doce - Univale

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

José Luiz Cazarotto, Universidade Vale do Rio Doce

Doutor em Psicologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Itália.

Downloads

Publicado

06-06-2023

Como Citar

CONRADO LOPES, Renato; DOS SANTOS, Mauro Augusto; SALMEN ESPINDOLA, Haruf; CAZAROTTO, José Luiz. Do Nordeste para Minas: : a reterritorialização de imigrantes cearenses em Governador Valadares-MG. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 79–94, 2023. DOI: 10.18616/rdsd.v9i1.7840. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/7840. Acesso em: 24 out. 2025.