As PRÁTICAS DE LEITURA E A CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A VEZ E VOZ DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v14i1.9555

Resumo

Este texto é efeito dos estudos, em desenvolvimento, no Estágio Pós-Doutoral sobre práticas de leitura na educação da infância. Tem como objetivo refletir e discutir sobre as narrativas orais infantis à luz de textos literários e a constituição da linguagem mediadora docente em práticas de leitura na Educação Infantil. Para além de apenas ouvir histórias lidas e contadas pelo adulto, no caso, a professora, é fundamental a constituição da narrativa oral infantil a partir da leitura criativa, sensível, expressiva e interativa da criança a partir do livro literário. Esta narrativa oral da criança associa-se à compreensão sobre o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído pela humanidade. A presença protagonista da criança em contextos de leitura de textos literários na Educação Infantil eleva sua inserção no mundo da cultura escrita, além da produção de sentido num processo interativo mediado pela linguagem da professora. A metodologia, de natureza qualitativa, é um estudo teórico bibliográfico pelos arredores da Teoria Histórico Cultural e se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky e de intérpretes em afinação com as discussões sobre práticas de leitura, narrativas orais, infância e formação de professoras. Como resultados, a presença da linguagem mediadora docente torna-se valorosa em contexto de ensino voltado às práticas pedagógicas de leitura de textos literários na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, universidade estadual de londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e pós doutorado em educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Atualmente é professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professora adjunto do departamento de educação e do programa de pós graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua como coordenadora do Curso de Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil da UEL. Vice coordenadora do Colegiado de Pedagogia da UEL. Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Depto de Educação da UEL. Líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância da UEL. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Indústria Cultural, Educação e Trabalho Docente na primeira infância: da semiformação à emancipação humana da UEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Indústria Cultural e Educação Infantil.

Amanda Valiengo, Universidade Federal São João Del Rei

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Pós-doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei, MG, no Departamento de Ciências da Educação e no Mestrado em Educação. É pesquisadora na área de Educação Infantil, brincadeira e leitura para a infância. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens. Membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da docência na Educação Infantil (GEPEDEI, Unesp - Marília). Coordenadora de área no PIBID -Pedagogia.

Downloads

Publicado

2025-05-08