O CAPITALISMO GLOBAL: RESENHA DA OBRA DE CELSO FURTADO

Autores

  • Caio Cezar Pedrollo Machado Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v4i1.3597

Resumo

Trata-se de uma Resenha sobre uma das últimas obras de Celso Furtado. Este Ensaio é uma revisão da trajetória acadêmica do autor, bem como ilustra as preocupações de Furtado com relação aos problemas da globalização e da desigualdade. Como é notório em toda sua obra acadêmica, é constante a presença da cultura como pilar do desenvolvimento, e também da identidade dos povos perante seu próprio território, isto dentro de uma abordagem estruturalista da economia. Ao longo do livro, Furtado reitera seus posicionamentos sobre o subdesenvolvimento, apresentando inclusive alternativas de ação para superá-lo, considerando que seja necessário um Estado democrático forte politicamente para implementar políticas que assegurem a população de um desenvolvimento soberano frente ao processo globalizatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Cezar Pedrollo Machado, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando na Universidade Federal da Grande Dourados, bacharel em Relações Internacionais na mesma instituição e em Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

MACHADO, Caio Cezar Pedrollo. O CAPITALISMO GLOBAL: RESENHA DA OBRA DE CELSO FURTADO. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 106–109, 2018. DOI: 10.18616/rdsd.v4i1.3597. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/3597. Acesso em: 24 out. 2025.