Panorama atual e perspectivas futuras das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul

Autores

  • Cristian Rogério Foguesatto UFRGS
  • Felipe Dalzotto Artuzo UFRGS
  • João Armando Dessimon Machado UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3763

Resumo

A agricultura familiar é caracterizada no cenário brasileiro por sua importância na economia, sendo que a agroindústria familiar surge como alternativa para maximizar o desenvolvimento econômico do contexto familiar rural. Nesse sentido, considerando a relevância das atividades agroindústrias familiares esse estudo tem por objetivo analisar as percepções de atores-chave sobre a situação atual dessas atividades e sua perspectiva no âmbito organizacional, com enfoque no Estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa foi realizada com nove atores-chave (indivíduos que trabalham no setor agroindustrial familiar ou que já desenvolveram estudos sobre o tema). Medidas institucionais como o aumento no número de redes de cooperação (cooperativas e associações), a adequação tecnológica e o desenvolvimento de novos nichos de mercados, voltados principalmente para a segurança alimentar, foram às tendências apresentadas pelos atores-chave para o futuro do setor agroindustrial familiar do RS.

Palavras-chave: Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar, Desenvolvimento Regional, Diversificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Rogério Foguesatto, UFRGS

Doutorando em Agronegócios (PPG-Agronegócios/UFRGS). Mestre em Agronegócios pela UFRGS. Graduado em Administração pela UFSM. Tem experiência nas áreas de Gestão Agrícola e Agroindustrial, atuando nos seguintes temas: análises comportamentais, desenvolvimento local e regional. Atualmente é tutor do Bacharelado em Desenvolvimento Rural (UFRGS).

Felipe Dalzotto Artuzo, UFRGS

Doutorando em Agronegócios (PPG-Agronegócios/UFRGS). Mestre em Agronegócios pela UFRGS. Graduado em Agronomia pela UFSM e em Administração pela UFSC. Tem experiência na área da agronomia e administração, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de inovação tecnológica no agronegócio, cadeias produtivas, impacto ambiental das inovações tecnológicas e gestão e administração rural. Participante dos grupos de pesquisas em bioeconomia, controladoria, contabilidade e custos em organizações do agronegócio.

João Armando Dessimon Machado, UFRGS

Possui graduação em Medicina Veterinária (UFRGS), mestrado em Economia Rural pela UFRGS e doutorado em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba/Espanha. Atualmente é professor associado da UFRGS atuando na Graduação, no Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e no Pós-Graduação em Agronegócios.

Downloads

Publicado

09-11-2017

Como Citar

FOGUESATTO, Cristian Rogério; ARTUZO, Felipe Dalzotto; MACHADO, João Armando Dessimon. Panorama atual e perspectivas futuras das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 4–18, 2017. DOI: 10.18616/rdsd.v3i1.3763. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/3763. Acesso em: 24 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)