Panorama atual e perspectivas futuras das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3763Resumo
A agricultura familiar é caracterizada no cenário brasileiro por sua importância na economia, sendo que a agroindústria familiar surge como alternativa para maximizar o desenvolvimento econômico do contexto familiar rural. Nesse sentido, considerando a relevância das atividades agroindústrias familiares esse estudo tem por objetivo analisar as percepções de atores-chave sobre a situação atual dessas atividades e sua perspectiva no âmbito organizacional, com enfoque no Estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa foi realizada com nove atores-chave (indivíduos que trabalham no setor agroindustrial familiar ou que já desenvolveram estudos sobre o tema). Medidas institucionais como o aumento no número de redes de cooperação (cooperativas e associações), a adequação tecnológica e o desenvolvimento de novos nichos de mercados, voltados principalmente para a segurança alimentar, foram às tendências apresentadas pelos atores-chave para o futuro do setor agroindustrial familiar do RS.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar, Desenvolvimento Regional, Diversificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


