Identificação de características dos aspectos educacionais associados a dificuldade de aprendizado na educação ambiental. Como entender as necessidades básicas dos estudantes pode auxiliar na criação de políticas educacionais?
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i2.4264Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem infantil na perspectiva da educação ambiental, como meio de compreendermos as diferentes vertentes deste
processo e de que forma essas variantes podem influenciar e/ou determinar na aquisição do conhecimento. O fenômeno da globalização apresenta como efeito uma série de fatores que desequilibram a ordem e natureza social, política e ambiental, da sociedade contemporânea, neste sentido a educação ambiental se mostra como uma alternativa a estes fatores, enquanto um importante instrumento de intervenção racional através do processo educativo. Nesta pesquisa foram analisadas ações e práticas adotadas pelos diferentes agentes deste processo – família, escola e alunos – procurando verificar e compreender de que forma a educação ambiental é contemplada tanto no ambiente familiar quanto na abordagem curricular da escola. Para tanto o instrumento de pesquisa adotado fora um questionário estruturado, através de perguntas direcionadas em três dimensões organizadas em níveis de importância e consciência de maneira dicotômica. Os resultados demonstram um modelo de gestão educacional que carece de estratégias voltadas para o aprimoramento dos processos de aprendizagem, de maneira a contemplar as necessidades básicas dos alunos e propiciar melhores condições para o aluno. Dessa forma, a
pesquisa aponta pontos chaves que podem ser usados para a montagem de políticas públicas voltadas para a educação ambiental nas escolas.
Palavras-chave: Necessidades básica. políticas públicas. escola. alunos. família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


