Coleta seletiva de resíduos em prédios residenciais: relato dum experimento que dimensiona o desafio de atender às modestas expectativas da administração municipal

Autores

  • Manfred Fehr
  • Regina Crosara

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v8i1.6914

Resumo

O experimento objetivou implantar a coleta seletiva num edifício residencial no contexto das instruções de separação e das operações de logística reversa disponibilizadas pela administração municipal. O trabalho dimensionou o desafio referente à separação na fonte, à infraestrutura de coleta e ao escoamento do material. A separação e a infraestrutura são problemas internos que foram resolvidos com métodos da gestão de pessoas. O escoamento é um problema externo. O estudo identificou a relação entre os dois tipos de problema. O objetivo se considerou alcançado quando a separação atendeu às instruções e à logística reversa da administração municipal. Isto significa coleta seletiva de aproximadamente 14% dos rejeitos domiciliares.   

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

FEHR, M.; CROSARA, R. Coleta seletiva de resíduos em prédios residenciais: relato dum experimento que dimensiona o desafio de atender às modestas expectativas da administração municipal. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 113–120, 2022. DOI: 10.18616/rdsd.v8i1.6914. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6914. Acesso em: 3 dez. 2022.