Ressurge a Democracia? A influência da mídia no processo político brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v8i1.7312

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os discursos institucionais do Grupo Globo e suas conexões com a dinâmica social e com os contextos políticos em dois períodos distintos. Para isso, por meio das contribuições da Análise do Discurso, com base em Fairclough, se realizou a análise de dois editoriais da emissora, um de apoio ao regime militar brasileiro (1964) e outro de retratação a esse apoio (2013). A primeira categoria de análise expôs a tentativa de aproximação da instituição com seu público, visando se legitimar como representante da opinião pública. A segunda categoria demonstrou que a instituição se amparou em questões históricas para justificar seu posicionamento. A terceira categoria de análise evidenciou os riscos de uma mídia hegemônica apresentar um discurso parcial e tendencioso. Notou-se o uso de estratégias discursivas semelhantes em contextos políticos atuais. Desse modo, reflete-se sobre a possibilidade de reincidência dos fatos, de forma que sem regulação efetiva do setor, há riscos de continuidade da interferência política de grandes conglomerados midiáticos nas instituições democráticas brasileiras.

Biografia do Autor

Jessica Maria Bertoli

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade da Universidade Federal de Alfenas (2021). Graduada em Administração Pública (2018) e em Ciência e Economia (2016) pela mesma instituição. Atua em pesquisas que envolvem interseções entre público e privado, discursos midiáticos, desinformação, pós-verdade e democracia.

Luiz Antonio Staub Mafra, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1993), mestrado (2004) em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutorado (2008) pelo Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA). É professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Campus Varginha). Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade (mestrado acadêmico). Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

BERTOLI, J. M.; MAFRA, L. A. S. Ressurge a Democracia? A influência da mídia no processo político brasileiro. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–44, 2022. DOI: 10.18616/rdsd.v8i1.7312. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/7312. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Poder, Mídia e Democracia: usos e abusos