A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional

Authors

  • Vivian Costa Brito Colégio SESI Internacvional Trilingue
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gilberto Friedenreich dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Cristiane Mansur de Moraes Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.6475

Abstract

A complexidade dos sistemas de inovação nacional e regional pode ser analisada a partir da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo aplicado a um dado contexto territorial. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é compreender qual a contribuição da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo para o entendimento dos sistemas de inovação nacional/regional. Diante disso, tem-se que a teoria dos sistemas auxilia no entendimento das unidades e as alterações escalares (micro, meso e macro) entre subsistemas que compõe os sistemas de inovação, suas relações entre si, que caracteriza sua vulnerabilidade ou resiliência. Portanto, as experiências apresentadas sobre sistemas de inovação refletem a realidade dos países ao Norte em melhor contexto de desenvolvimento do que os países ao Sul. Por isso, devem ser analisadas como referenciais epistemológicos apenas para suscitar questionamentos e possibilidades diante do contexto dos países ao Sul. Pois, há indicações que para atingir tais resultados é preciso superar as desigualdades, exigindo políticas orientadas para a constituição do sistema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vivian Costa Brito, Colégio SESI Internacvional Trilingue

Doutora em Desenvolvimento Regional pela FURB, Mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador (2008), licenciada em Geografia pela UNINTER (2018) e graduada em Turismo pela Universidade Salvador (1999). Atualmente é docente do Colégio SESI Internacvional Trilingue e da SEED do Paraná. Atua como consultora na área do Planejamento Urbano/Regional, no Turismo e na Hotelaria, com produção técnica de diagnóstico socioeconômico, planos de ação, roteiro ecoturístico, censo, projeto pedagógico e plano de desenvolvimento turístico. 

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (CAPES 5) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) (CRA - RS nº 048716) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá.

Gilberto Friedenreich dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Geógrafo, Mestrado em Geografia(UFSC) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Cristiane Mansur de Moraes Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Arquiteta e Urbanista (UFSC, 1989), mestre em Urban Design Ma (Oxford Brookes University, 1993) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC, 2004). É pesquisadora produtividade do CNPq, professora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Curso de arquitetura e urbanismo e do curso de engenharia civil, ambos da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Realizou estágio senior em ciências ambientais (bolsa CAPES) na Washington State University, Pullman, WA, EUA, (2015-2016). 

Published

2022-02-24

How to Cite

BRITO, Vivian Costa; MIRANDA, Ronaldo Leão de; SANTOS, Gilberto Friedenreich dos; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 02–17, 2022. DOI: 10.18616/rdsd.v7i2.6475. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6475. Acesso em: 24 oct. 2025.