A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional
DOI:
https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.6475Resumen
A complexidade dos sistemas de inovação nacional e regional pode ser analisada a partir da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo aplicado a um dado contexto territorial. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é compreender qual a contribuição da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo para o entendimento dos sistemas de inovação nacional/regional. Diante disso, tem-se que a teoria dos sistemas auxilia no entendimento das unidades e as alterações escalares (micro, meso e macro) entre subsistemas que compõe os sistemas de inovação, suas relações entre si, que caracteriza sua vulnerabilidade ou resiliência. Portanto, as experiências apresentadas sobre sistemas de inovação refletem a realidade dos países ao Norte em melhor contexto de desenvolvimento do que os países ao Sul. Por isso, devem ser analisadas como referenciais epistemológicos apenas para suscitar questionamentos e possibilidades diante do contexto dos países ao Sul. Pois, há indicações que para atingir tais resultados é preciso superar as desigualdades, exigindo políticas orientadas para a constituição do sistema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.


