A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional

Autores/as

  • Vivian Costa Brito Colégio SESI Internacvional Trilingue
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Gilberto Friedenreich dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Cristiane Mansur de Moraes Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.18616/rdsd.v7i2.6475

Resumen

A complexidade dos sistemas de inovação nacional e regional pode ser analisada a partir da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo aplicado a um dado contexto territorial. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é compreender qual a contribuição da teoria geral dos sistemas e do pensamento complexo para o entendimento dos sistemas de inovação nacional/regional. Diante disso, tem-se que a teoria dos sistemas auxilia no entendimento das unidades e as alterações escalares (micro, meso e macro) entre subsistemas que compõe os sistemas de inovação, suas relações entre si, que caracteriza sua vulnerabilidade ou resiliência. Portanto, as experiências apresentadas sobre sistemas de inovação refletem a realidade dos países ao Norte em melhor contexto de desenvolvimento do que os países ao Sul. Por isso, devem ser analisadas como referenciais epistemológicos apenas para suscitar questionamentos e possibilidades diante do contexto dos países ao Sul. Pois, há indicações que para atingir tais resultados é preciso superar as desigualdades, exigindo políticas orientadas para a constituição do sistema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Costa Brito, Colégio SESI Internacvional Trilingue

Doutora em Desenvolvimento Regional pela FURB, Mestre em Análise Regional pela Universidade Salvador (2008), licenciada em Geografia pela UNINTER (2018) e graduada em Turismo pela Universidade Salvador (1999). Atualmente é docente do Colégio SESI Internacvional Trilingue e da SEED do Paraná. Atua como consultora na área do Planejamento Urbano/Regional, no Turismo e na Hotelaria, com produção técnica de diagnóstico socioeconômico, planos de ação, roteiro ecoturístico, censo, projeto pedagógico e plano de desenvolvimento turístico. 

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração - PPGCC - PPGAD da Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (CAPES 5) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) (CRA - RS nº 048716) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá.

Gilberto Friedenreich dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Geógrafo, Mestrado em Geografia(UFSC) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Cristiane Mansur de Moraes Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Arquiteta e Urbanista (UFSC, 1989), mestre em Urban Design Ma (Oxford Brookes University, 1993) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC, 2004). É pesquisadora produtividade do CNPq, professora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Curso de arquitetura e urbanismo e do curso de engenharia civil, ambos da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Realizou estágio senior em ciências ambientais (bolsa CAPES) na Washington State University, Pullman, WA, EUA, (2015-2016). 

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

BRITO, Vivian Costa; MIRANDA, Ronaldo Leão de; SANTOS, Gilberto Friedenreich dos; SOUZA, Cristiane Mansur de Moraes. A Contribuição da Teoria Geral dos Sistemas e do Pensamento Complexo para o Entendimento dos Sistemas de Inovação Nacional/Regional. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 02–17, 2022. DOI: 10.18616/rdsd.v7i2.6475. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/6475. Acesso em: 24 oct. 2025.